29 de novembro de 2024
Mundo

Vídeo mostra presidentes indignados com Bolsonaro

(Foto: Reprodução/Cnews)
(Foto: Reprodução/Cnews)

Uma reportagem de aproximadamente 25 minutos produzida pelo canal francês CNews e publicada neste último domingo (08/09) mostrou vários momentos dos bastidores do G7, que aconteceu no final de agosto, na cidade francesa de Biarritz. Além de mostrar trechos de alguns discursos, como o que o presidente francês, Emannuel Macron deu em uma entrevista coletiva respondendo aos insultos do presinte da República, Jair Bolsonaro, o vídeo mostra um flagra: acompanhado pela chanceler Angela Merkel, Macron conversa com o presidente chileno, Sebastián Piñera que elogiou o discurso do francês: “Foi incrível”.

A conversa aconteceu no segundo dia de reuniões, no dia 26 de agosto. Na coletiva com jornalistas, Macron havia dito que esperava que os brasileiros tivessem “logo um presidente à altura do cargo”. “Ele fez alguns comentários extraordinariamente desrespeitosos sobre a minha esposa”, frisou Macron. “O que posso dizer? É triste, é triste para ele, primeiramente, e para os brasileiros.”

Na sequência ao discurso Piñera – que é um dos presidentes sul-americanos mais alinhados à Jair Bolsonaro – e o elogia: “Foi incrível”.

“Isso não é atitude de presidente”

Macron aproveita a deixa para continuar o desabafo. “Eu queria ser pacífico. Queria ser correto, construtivo com o cara e respeitar sua soberania. Tudo bem. Mas eu não poderia aceitar isso”. O presidente chileno assente e Macron lembra do dia em que Bolsonaro cancelou uma reunião com o ministro das Relações Exteriores e apareceu cortando o cabelo em live no Facebook. “Você sabe que, quando meu ministro de Relações Exteriores foi lá?”, pergunta ao presidente chileno e emenda: “Ele o deveria receber e cancelou no último minuto para ir cortar seu cabelo. E filmou a si mesmo. Desculpa, mas isso não é a atitude de um presidente”, completou.

Além da câmera do CNews a conversa foi acompanhada por alguns assessores e também da chanceler Angela Merkel que também parecia estar indignada.


Leia mais sobre: Mundo