26 de novembro de 2024
Tecnologia

Vídeo: Marconi diz que migração de rádios para o FM, democratiza informação

Marconi Perillo na reunião do FCO. (Foto: Marco Monteiro)
Marconi Perillo na reunião do FCO. (Foto: Marco Monteiro)

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1362298140530138%2F&width=400″ width=”720″ height=”480″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Foi realizada em Goiânia, solenidade de assinatura dos contratos de migração das rádios que hoje estão em AM e vão funcionar em FM. 13 emissoras assinaram termo aditivo que adapta as outorgas de concessão e autoriza a mudança de frequência. A solenidade teve a participação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD).

“Poderia sintetizar esta cerimônia com uma palavra. Modernização para o setor e democratização da informação que chegará para ouvinte com mais qualidade”, destacou o governador Marconi Perillo.

O processo de migração das emissoras começou em 2013 com a edição do Decreto 8.139. Das 1.791 emissoras AM, 1.386 pediram a mudança para a faixa FM. O Ministério das Comunicações continuará a análise dos pedidos de migração restantes e outras emissoras serão chamadas para assinar os termos aditivos conforme os processos forem concluídos.

Segundo o ministro Gilberto Kassab, 13 emissoras completaram o processo de migração em Goiás, ao apresentar certidão de regularidade fiscal e quitar o boleto de mudança de outorga de AM para FM, cujo valor é calculado individualmente e pode variar de R$ 7 mil a R$ 100 mil.

Confira a relação das emissoras de Goiás que estão autorizadas a migrar para o FM:

– Rádio Eldorado de Mineiros Ltda – Mineiros (GO)

– Rádio Goiatuba Ltda – Goiatuba (GO)

– Fundação Padre Pelágio (Xavantes) – Ipameri (GO)

– Rádio Tropical Ltda – Porangatu (GO)

– Rádio Imprensa de Anápolis – Anápolis (GO)

– Fundação Dom Juvenal Roriz – Caiapônia (GO)

– Fundação Frei João Batista Vogel – Catalão (GO)

– Rádio Sociedade de Ceres Ltda – Ceres (GO)

– Empresa Formosense de Radiodifusão Ltda – Formosa (GO)

– Rádio Princesa do Sul Ltda – Goiatuba (GO)

– Rádio Jornal de Inhumas Ltda – Inhumas (GO)

– Rádio Alvorada de Rialma Ltda – Rialma (GO)

– Rádio Manchester de Anápolis – Anápolis (GO)

“A migração para FM fortalecerá o fornecimento de informações, com o incremento de qualidade de áudio”, destacou o presidente da Associação Goiana de Radiodifusão, Guliver Leão.

As emissoras que operam na faixa AM e que pediram a migração para o dial FM em regiões do país com o dial menos congestionado poderão ter a sua migração efetivada de forma mais rápida. Nesse caso não haverá a necessidade de transmissão simultânea entre as faixas AM e FM durante um determinado período de tempo.

Sinal analógico de TV

O processo de desligamento do sinal analógico de TV em Goiânia e em outros 28 municípios de Goiás começou nesta quarta-feira (31) e continua, gradualmente, até 21 de junho, quando será realizada nova pesquisa de alcance do sinal digital na região. Se 90% das residências estiverem aptas a receber o novo sinal, como previsto na portaria do MCTIC, a TV digital chegará, de vez, nas cidades goianas.

A última pesquisa, publicada na segunda-feira (29), mostrou que apenas 88% das famílias estavam preparadas para a TV digital. No total, 1,3 milhão de domicílios serão impactados com a mudança.

O ministro Gilberto Kassab, destacou que o governador Marconi Perillo teve participação importante. “Hoje graças ao seu esforço, vamos ter a oportunidade de desligar o sistema analógico, com qualidade digital infinitamente superior, mas terá também a melhoria significativa da prestação de outros serviços de telecomunicações, como sinal de internet. Nossas rádios passam a migrar do sistema AM para o sistema FM. São 13 rádios que assinam a documentação. Vão ganhar não apenas as emissoras, mas os goianos”, afirmou.

Mais de 330 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, foram distribuídos para as famílias goianas beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. A quantidade é maior que os 278 mil previstos inicialmente.

O representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na solenidade, Leonardo Heuler de Morais, disse que com a migração para o FM, haverá mais qualidade de recepção, já que a modulação do FM apresenta mais qualidade.

De acordo com a Anatel, a digitalização da TV em todo o Brasil só deve ser concluída em meados de 2023. O processo foi iniciado em março de 2016, em Rio Verde (GO), onde foi feito o piloto. Em seguida, foram desligadas as regiões metropolitanas de Brasília e São Paulo.

 


Leia mais sobre: Tecnologia