07 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:59

VÍDEO: Dilma destaca que Goiânia agora tem um aeroporto que merece

Presidente durante discurso em solenidade realizada na entrada do novo aeroporto (Foto: Samuel Straioto)
Presidente durante discurso em solenidade realizada na entrada do novo aeroporto (Foto: Samuel Straioto)

Após longa espera, foi inaugurado o novo Aeroporto Santa Genoveva. Durante solenidade, realizada na noite desta segunda-feira (9), a presidente da República, Dilma Rousseff (PT) ao lado do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) e outras autoridades entregaram a obra e ressaltaram a importância dela para a cidade.

Veja como foi o evento em vídeo, com imagens da TV Brasil (O evento encerrou-se às 19h30):

{youtube}z_7Yi7uThLo{/youtube}

A solenidade

Ao desembarcar no novo terminal de passageiros de Goiânia, Dilma foi recebida pelo prefeito e por um grupo de mulheres que a abraçaram, beijaram, deram flores a ela e posaram para fotos ostentando uma faixa com os dizeres “mulheres pela democracia”.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, foi o primeiro a discursar. O prefeito fez diversos agradecimentos a presidente Dilma, devido aos investimentos federais realizados na capital durante a gestão dela.

Paulo Garcia citou investimentos na saúde como: o Hospital da Mulher da região Oeste, que está em construção, pavimentação asfáltica, corredores de mobilidade urbana, CMEIS, canalização de córregos, entre outros investimentos.

O prefeito destacou ser grato a presidente da República quanto a ação dela para com a cidade de Goiânia e estado de Goiás.

“Muito obrigado, um obrigado em meu nome, do estado de Goiás, da cidade de Goiânia, em especial em meu nome pela parceria que o meu governo e o seu fez ao longo do tempo. Pelo seu cuidado com a cidade Vivemos numa cidade melhor do que há seis anos. A senhora é responsável por isso. Talvez a senhora não se lembre, mas Goiânia ganhou importantes obras, CMEIS, UPA’s e graças à senhora construímos pela cidade, corredores de mobilidade urbana, praças da juventude, canalização de córregos, CAPS, viaturas e armamentos para a guarda civil metropolitana, pavimentação asfáltica. Permita-me a um agradecimento especial a uma obra, ao hospital da mulher na região oeste, está em construção, pretendo entregar até o final da minha administração”, afirmou o prefeito.

Ao final do discurso, Paulo Garcia se emocionou. Disse que assim como a presidente, tem vivido momentos difíceis. O prefeito destacou que foi o primeiro dia das mães sem a presença da mãe dele que faleceu há poucas semanas.

A presidente Dilma Rousseff agradeceu as palavras do prefeito Paulo Garcia e destacou que se trata de um momento histórico para Goiânia, devido a nova estrutura que foi entregue a população goianiense.

“Eu estou muito feliz por estar aqui. Estou muito impressionada com o Santa Genoveva que orgulhará os cidadão e cidadãs de Goiás. Um aeroporto que tem o respeito econômico e social de Goiás. Este momento é um momento histórico, pois a população de Goiás, a economia de Goiás, cidadãos e cidadãs mereciam um aeroporto com esta qualidade, faz parte de uma infraestrutura necessária de ter um aeroporto bem no centro do país, numa localização estratégica”, afirmou a presidente da República.

Dilma ressaltou a necessidade de melhorar a estrutura dos aeroportos brasileiros, pois muitos passaram a viajar de avião ao longo dos últimos anos.

Leia mais

“Não é crime, é este o problema, é golpe”, afirma Dilma em Goiânia

Vaias

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), não participou da cerimônia. Mas ao ser citado pelo prefeito Paulo Garcia foi vaiado pela plateia. O prefeito ressaltou as relações republicanas entre a presidente, o governador e ele.

“O governador de Goiás me disse que estaria aqui, mas deve ter tido algum problema. O governador reconhece o seu republicanismo, pois permitiu parcerias”, destacou.

Em nota, Marconi Perillo oficializou posição dita ainda no período da manhã, que não pretendia ir ao evento. A assessoria do governador foi informada que ele seria alvo de hostilizações e por este motivo preferiu não comparecer a solenidade.

A obra

Segundo a Infraero, a previsão é que o terminal só comece a funcionar no dia 21 de maio, quando Dilma poderá estar fora da Presidência, caso o Senado decida por seu afastamento. O novo terminal substituirá o atual aeroporto de Goiânia, que será desativado.

Por enquanto, estão sendo testados equipamentos e rede de comunicação, e funcionários estão em treinamento. A obra custou R$ 467,4 milhões e foi tocada pelo consórcio Via e Odebrecht. A construção faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O novo terminal possui dois andares e 34,1 mil metros quadrados, que abrigam quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção.

Recentemente a Prefeitura de Goiânia entregou as obras de acesso ao novo terminal a partir da reestruturação de vias no Jardim Guanabara.

A Infraero já iniciou o trabalho de transição com as empresas aéreas e os órgãos públicos que atuam no atual Aeroporto de Goiânia. Essa ação inclui testes de equipamentos, da rede de comunicações e treinamento de funcionários, dentre outras. Ainda está prevista a veiculação de uma campanha informativa sobre a nova localização do terminal de passageiros e das respectivas vias de acesso, com anúncios em meios de comunicação locais, panfletos, avisos sonoros no terminal atual e divulgação junto aos veículos de imprensa.

Foi contratada a empresa Socicam para administrar toda a área comercial que atenderá os usuários do Aeroporto de Goiânia. O contrato foi assinado em fevereiro e o concessionário irá se responsabilizar pela implementação, gestão e exploração das unidades comerciais. Foram destinados aproximadamente três mil metros quadrados de área comercial dentro do terminal de passageiros, além de área externa para estacionamento das locadoras de veículos.dados aeroporto

Histórico

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Santa Genoveva começaram em 2005, passando por diversas paralisações, por sobrepreço a época no valor de R$ 66,6 milhões.

Em 2013, a Infraero apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto e o orçamento atualizados do empreendimento, ainda que de maneira parcial, contemplando apenas o terminal de passageiros.

Ao avaliar essas informações, por meio de novo acórdão, de julho de 2013, o TCU concordou com a retomada da obra, com a ressalva de não serem admitidos quaisquer aditivos. As obras foram retomadas em 19 de setembro de 2013.

As obras estavam paralisadas desde 2007.Os projetos foram atualizados e complementados de acordo com a nova realidade do transporte aéreo.

Em março de 2015, durante lançamento das obras do BRT Norte Sul, a presidente Dilma anunciou que poderia inaugurar o novo aeroporto ainda em novembro do ano passado, o que não foi possível. Ela cobrou do então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, agilidade para que a conclusão do novo terminal.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários