14 de agosto de 2024
Internet

Vídeo de Bolsonaro falando como seria reforma tributária de seu governo volta a circular na web

Ex-presidente lembra que zerou os impostos de veleiro e jet ski quando perguntados sobre zera tributos para pobres
Vídeo é da entrevista de Jair Bolsonaro ao podcast Flow, em agosto de 2022. (Imagem: reprodução)
Vídeo é da entrevista de Jair Bolsonaro ao podcast Flow, em agosto de 2022. (Imagem: reprodução)

Um vídeo de Jair Bolsonaro falando sobre sua “reforma tributária” voltou a circular na web neste final de semana. No trecho, recortado de uma entrevista ao podcast Flow, em que o ex-presidente foi entrevistado em agosto de 2022, em período de campanha eleitoral, ele foi questionado pelo apresentador sobre reforma tributária e a “injustiça” das tributações pagas pelo cidadão pobre em produtos.

Bolsonaro não respondeu a questão, pelo contrário, lembrou o apresentador do programa que zerou impostos de veleiros e jet ski e que isso fazia diferença na economia. “Por exemplo, o famoso ‘e daí’, nós zeramos imposto de ‘portação’ de veleiro, alguém pensa, ‘pô, veleiro é para rico’, não. Zeramos o imposto de jet ski”, afirmou o ex-presidente, visivelmente confuso. Veja o vídeo.

Vale lembrar que em sua fala mais recente sobre a atual reforma tributária, que tramita no Congresso Nacional, Bolsonaro, que é contra o texto da PEC, disse que medida pode provocar a “inflação, desemprego e desabastecimento” desajustando a economia e “abrindo-se as portas para o sonhado comunismo”.

Apesar da fala do ex-presidente, o próprio também já afirmou dezenas de vezes que não entende de economia. Ainda em agosto de 2022, na mesma época da entrevista ao Flow, Bolsonaro repetiu que não entendia nada de economia e, por isso, fala “tudo” sobre o assunto com Paulo Guedes, que comandava a equipe econômica em seu governo. O ministro, que era chamado de “Posto Ipiranga” na campanha eleitoral de 2018, contudo, foi perdendo poder ao longo do governo.

Ou seja, fica claro que Bolsonaro é contra a reforma tributária por que o texto está sendo aprovado em um governo sob o qual ele é opositor, e não por entender do assunto. O próprio ex-presidente diz que o que for possível ser contra no governo atual, ele será.

Leia também: Colunista rebate críticas do governador Ronaldo Caiado à Reforma Tributária


Leia mais sobre: Política

Comentários