Foi divulgada nesta segunda-feira (2), a primeira parte da lista de secretários do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB). Inicialmente foram apresentados 15 nomes. A expectativa é que nos próximos dias sejam anunciados titulares de outras áreas, além dos componentes dos escalões inferiores da administração municipal. Ao dar posse, Iris disse que os auxiliares não terão descanso até o fim do mandato.
Nomes divulgados:
Samuel Almeida- Secretaria de Governo
Oseias Pacheco de Sousa- Secretário de Finanças
Fátima Mrue- Secretária de Saúde
Paulo Ortegal- Chefe de Gabinete
Macxuwell Novais Ferreira- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec)
Marcelo Ferreira da Costa- Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME)
Agenor Mariano- Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh)
Fernando Cozzetti Bertoldi de Souza- Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra)
Juliano Gomes Bezerra- Controladoria Geral do Município
Márcia Pereira Carvalho- Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Denes Pereira Alves- Presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)
Célia Valadão- Secretaria da Mulher
Anna Vitória Gomes Caiado- Procuradoria Geral do Município
Kléber Adorno- Secretaria Municipal de Cultura
José Eulálio Vieira- Presidente Comandante da Guarda Civil Metropolitana
Veja o momento do anúncio feito pelo prefeito Iris Rezende, com a TVDG
{source}<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1214524985307455%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
Após nomear e dar posse aos secretários, o prefeito Iris Rezende destacou que possivelmente nesta terça-feira (3), já pretende fazer a primeira reunião com os auxiliares e passar as diretrizes a serem seguidas ao longo da administração.
“Não é a totalidade ainda, mas eu tenho como princípio no 2º, 3º dia de administração, reunir os secretários e secretárias, muito cedo, a portas fechadas, e eu dizendo como nós vamos nos comportar na administração. Será uma reunião de trabalho que possivelmente vamos realizar amanhã”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo destacou que se quisesse poderia ter constituído uma série de equipes. Ele explicou que foram várias as pessoas e partidos que o procuraram. Várias com bastante capacidade técnica. Para o novo prefeito da capital, se a equipe de secretários é boa, o governo tem tudo para ser bem sucedido.
“Eu teria a oportunidade de construir n equipes. Pela espontaneidade com que partidos, lideranças, estudiosos, cientistas se apresentavam, colocando os seus nomes à disposição, se necessário fosse de seus nomes, nomes de seus partidos, de seus grupos políticos. Eu disse a cada um que me procurou que o momento mais especial para mim é quando se constitui uma equipe. Na escolha de uma equipe é que ali começa a se definir o futuro da administração. Se a equipe é boa, o governo será bom, se a equipe não é boa, pode se preparar para ver o insucesso”, destacou Iris Rezende.
Recados
Durante a solenidade de anúncio e posse dos novos secretários da Prefeitura de Goiânia, Iris Rezende deu alguns recados a seus auxiliares. Se não forem bem nas pastas, ele destacou que não haverá nenhuma dificuldade em promover alguma substituição.
“Se em dois, três ou quatro meses, eu tiver cometido algum equívoco, diante de algum comportamento em relação a algum auxiliar, eu não demoro uma hora para que com muito respeito, possa substituir”, declarou.
Iris Rezende também disse que antes de escolher determinado secretário conversou bastante com cada um. Foi dito a cada um que não pretende dar descanso durante a gestão. “Eu escolhi seu nome numa relação de mais de 15. Às vezes ali a pessoa se emociona. Antes de responder eu digo que tem algumas condições: quatro anos sem férias; quatro anos, quatro anos sem descanso no final de semana”, explicou.
Resposta
Durante a solenidade, discursou em nome de todos os auxiliares, o secretário de governo da Prefeitura de Goiânia, Samuel Almeida. Ele destacou que irá atender as expectativas. Samuel prometeu ainda bom relacionamento com o Poder Legislativo e com os demais secretariados.
“Pretendo exercer a função com pulso firme, com respeito. Quero me colocar como mediador, como parceiro, entre todos os secretários, quero ser um parceiro nesta função que me cabe de articulações políticas, administrativas, com o Poder Legislativo também que é importantíssimo”, afirmou o secretário de governo.
Leia mais sobre o assunto
Iris anuncia nesta segunda secretariado da prefeitura
Vídeo: Prefeito Iris Rezende anuncia primeiras ações a frente da Prefeitura de Goiânia
Vídeo: Posse de Iris Rezende como Prefeito de Goiânia
Leia mais sobre: Política