23 de novembro de 2024
Cidades

VÍDEO: Aberta 18ª edição do FICA

O Festival de Cinema e Vídeo Ambiental chegou a maioridade. Foi aberta na noite desta terça-feira (16) a 18ª edição do FICA. O tema deste ano é: Conservação e Produção no Cerrado. Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, será o festival mais contemporâneo, com debates de temas que afetam a vida da população. O evento acontece até o próximo domingo (21).

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1079320315494590%2F&show_text=0&width=400″ width=”400″ height=”400″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

“O cerrado é a maior fronteira alimentar do mundo, portanto os olhares do mundo estão voltados para o cerrado. Traremos alguns debates ricos, importantes, necessários e muito bem vindos”, afirmou a secretária.

O FICA chega a 18 ª edição como um dos maiores festivais de cinema ambiental do mundo. De acordo com Raquel Teixeira, a proposta do FICA é para aprofundar os alertas a serem feitos a sociedade.

No ano passado, o tema do festival foi a “Água”. Raquel Teixeira argumentou que o assunto foi pertinente e hoje a Cidade de Goiás e outras no estado sofrem com escassez de água.

“O FICA desde que foi criado há 18 anos, tem sido um canal importantíssimo de alerta da população, do mundo científico, do mundo acadêmico para os desafios. Sabemos que sem água e sem alimento não há vida possível. No passado o tema foi a água e estamos vivendo um problema real em Goiás de escassez de água, o alerta do ano passado era extremamente pertinente, aliado com o debate deste ano com a produção alimentar. O FICA está mais consciente do seu papel de denunciar e mostrar o importante desafio que temos pela frente”, afirmou.

Participação popular

Durante a solenidade de abertura, a secretária Raquel Teixeira afirmou que outro ponto importante do FICA é o envolvimento da sociedade local. 220 alunos da rede pública da Cidade de Goiás vão participar do concurso de redação, que trata da temática do festival. Além disso, também ocorrerão oficinas e minicursos em que os moradores poderão participar. Artistas de renome nacional foram convidados para debater com a sociedade.

“Teremos debates ambientais, de cinema, música, atores convidados como: Letícia Sabatela, Selton Melo. O Fica se insere mais na comunidade na parceria da população, envolvendo escolas e universidades. 220 alunos estão inscritos para participar ativamente. Haverá um concurso e os dez primeiros vão conhecer o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Toda a cidade está envolvida, na maioridade do Fica, vamos assistir temas mais contemporâneos”, destacou.

Segundo a secretária o mercado de cinema também será discutido. Segundo ela, Goiás tem maturidade cinematográfica para discutir o assunto.

Ao encerrar o pronunciamento na solenidade, Raquel Teixeira destacou que em dezembro a Cidade de Goiás completará 15 anos como Patrimônio Histórico da Humanidade, reconhecido pela Unesco.

Toda a programação do FICA é gratuita e aberta ao públicos. Detalhes no site oficial do festival: http//:fica.art.br.

“Rio de Lama”

Na solenidade de abertura foi exibido o documentário “Rio de Lama”. Ele foi feito após o maior desastre ambiental do Brasil, em que houve o rompimento de barragem da mineradora Samarco, na região de Mariana em Minas Gerais, provocando destruição naquela região, afetando o Rio Doce, e provocando profundos.

Foi retratada a situação da vila de Bento Rodrigues, que foi destruída pela lama que passou por várias cidades mineiras, capixabas e chegando ao mar. O documentário trata da vida das pessoas que moravam em Bento, e que sonham voltar à vida que levavam antes.

Protestos

Durante a abertura do FICA, estudantes realizaram protesto. Eles cobraram melhorias na área da Educação, reclamaram do sistema de gestão compartilhada que o governo estadual pretende implantar, por meio das Organizações Sociais. Outro alvo do protesto foi o presidente da República, em exercício, Michel Temer.

Mostra Competitiva

O festival será realizado até o próximo domingo 21 agosto. Participarão da Mostra Competitiva 22 produções, selecionadas pelo Fica, com temas ambientais. Destes, 12 são estrangeiros, oriundos da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México; e dez, brasileiros. Entre os nacionais, quatro são goianos. Também foram selecionadas 12 curtas de animação para Mostra Fica Animado.

Ao todo, 356 filmes foram inscritos, superando o número da edição de 2015. A Mostra Competitiva vai distribuir R$ 280 mil em prêmios, R$ 40 mil a mais do que nas edições anteriores. De acordo com o governador Marconi Perillo, trata- se da maior premiação do gênero na América Latina.

Veja os filmes selecionados para o FICA 2016

Filmes Estrangeiros

Le Petit Pousse (FRA, Chaïtane Conversat, Ani, 09m56)

White Coal (AUS, Georg Tiller, Doc, 01h10)

Coal India (ALE, Felix Röben e Ajay Koli, Doc, 47m)

Remember your name, Babylon (BEL, Marie Brumagne e Bram Van Cauwenberghe, Doc, 01h17m)

Lumière Fossiles (FRA, Lise Fischer, Doc, 15m)

Floating Life (IND, Haobam Paban Kumar, Doc, 52m)

Reveka (BEL, Benjamin Colaux e Christopher Yates, Doc, 01h16m)

Planet Sigma (FRA, Momoko Seto, Ani, 12m)

West Empire (FRA, Mathieu Le Lay, doc, 26m)

Voices from Chernobyl (FRA, Pol Cruchten, Doc, 01h26m)

When I was a Child (IRÃ, Maryam Kashkoolinia, Ani, 08m30s)

Café – Cantos de Humo (MEX, Hatuey Viveros Lavielle, Doc, 01h20m)

Filmes Brasileiros

Angústia (BRA – MA, Frederico Machado, Fic, 20m)

A Grande Nuvem Cinza (BRA – PR, Marcelo Munhoz, Doc, 01h11m)

De Profundis (BRA – PE, Isabela Cribari, Doc, 21m)

Brasil SA (BRA – PE, Marcelo Pedroso, Fic, 01h11m)

Forte Acquário (BRA – CE, Pedro Diógenes, Doc, 7m)

Edifício Tatuapé (BRA – SP, Fernanda Salloum e Carolina Markowicz, Ani, 09m30s)

Filmes Goianos

Ensaio sobre o fim do mundo (GO, Fic, Jônatas Borges e Samuel Peregrino, 12m22s)

Taego Awa (BRA – GO, Marcela Borela e Henrique Borela, doc, 01h15m)

Leblon Marista (BRA – GO, Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista, doc, 13m)

E o Galo Cantou (BRA – GO, Daniel Calil Cançado, fic, 23m)

Selecionados para o Fica Animado

Le Petit Pousse (10m)

Os meninos verdes (09m)

Caminho dos Gigantes (12m)

Moo Moo (05m10s)

El Columpio (09m)

TIK TAK (09m)

Antes que seja tarde (02m)

Los Rosales (09m30s)

Cloudy Goats (05m)

The Trees Thief (10m) – com legenda

Insustentarte (03m30s)

Rei da Praia (02m40s)


Leia mais sobre: Cidades