Ocupante de cargo surreal e inédito na Esplanada, criado pela presidente Dilma apenas para afagar o neoaliado PSD, Afif Domingos tem uma das agendas mais apagadas, mas figura entre os ministros que mais viajam em jatinhos da FAB. Vice-governador da gestão tucana paulista e ministro da Micro e Pequena Empresa do PT, desde sua posse em Julho ele viajou de jato praticamente todos os fins de semana para casa, em São Paulo, com justificativa de que foi ‘a serviço’. Vai geralmente às Quintas para Congonhas, e volta às Terças para Brasília, também em avião da Força Aérea exclusivo para ele.
Sois rei
Em três meses, Afif realizou 15 viagens em jatinhos de São Paulo para Brasília, e viajou outras 16 vezes no trajeto Brasília-Congonhas. Média de uma a cada três dias.
Comercial, nem pensar
Quatro companhias aéreas somam cerca de 30 opções de voos entre as duas capitais por dia. A única exceção foi durante licença médica entre 21 de Agosto a 3 de Outubro.
Desafio
Benquisto pelo empresariado paulista, Afif ainda não convenceu Brasília. Com agenda apagada, é chamado à boca pequena de ministro do Mico e Pequeno Emprego.
Na terra de Putin
A polícia russa na pequena cidade de Sochi sequestrou por seis vezes em três dias dois jornalistas suecos que chegaram ao local para cobrir os preparativos dos Jogos de Inverno. Depois de soltos, reina sobre autoridades e moradores a lei do silêncio. Sochi, além de sediar os Jogos, é a terra natal do presidente Vladmir Putin. Está explicado..
Inquirição
Quem fez a denúncia, em e-mail enviado ontem, foi o membro da ONG Repórteres Sem Fronteira Johann Bihr, que esteve na cidade em Setembro. Semana passada, chegaram a ele os relatos de terror em interrogatórios vividos pelos colegas, sob custódia.
PPS disputado
O PPS sinaliza em seu congresso neste fim de semana, em São Paulo, se ficará na coalizão de Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves (PSDB) em 2014.
A ministra
A ministra do STJ Eliana Calmon será candidata ao Senado pela Bahia com o PSB, na chapa de Lídice da Mata, que disputará o governo para abrir palanque a Eduardo.
PEC 300
Devagarinho, marchando, a PEC 300 volta a assombrar o Congresso. É a que cria piso nacional para PMs e bombeiros. 15 mil deles ocuparam a Esplanada Quarta. Seu representante na Câmara é o ex-PM deputado Otoniel (PRB-SP).
Grilou geral
Grande parte do entorno do DF é, oficialmente, grilagem. O TCDF decidiu que são da Terracap, empresa do Governo, as quatro fazendas doadas na fundação da cidade – Sálvia, Contagem de São João, Torto e Sobradinho, que compõem o território.
Todos contra PT
Com a oficialização por Jaques Wagner de seu chefe da Casa Civil, Rui Costa, como candidato ao governo da Bahia, os opositores não perderam tempo e apareceram: Paulo Souto (DEM), João Gualberto (PSDB) e Geddel Vieira Lima (PMDB).
Chega pra lá..
Para cobrar definição do prefeito de Salvador, ACM Neto, Geddel fez um vídeo enaltecendo a gestão de Neto e criticando Wagner. Tiro no pé. O prefeito não quer briga por ora com o Planalto, e sim ressuscitar o Carlismo: vai apoiar Souto (DEM).
Chegando a hora
Nem Renan Calheiros acredita que o Orçamento será votado dia 23, véspera de Natal, quando até vira-latas some da capital. O senador José Pimentel (PT-CE) prevê dia 19.
Especulação imobiliária
O que diria Niemeyer.. a urbanização de Brasília, sob pressão das construtoras, está prestes a mudar apenas um ano após a morte do arquiteto, diz o senador Rollemberg.
Ponto Final
Agora deu para entender o que dizia Afif candidato ao Planalto 1989 com o bordão ‘Juntos chegaremos lá’. Era ter dois cargos em dois governos.
________________________________________
Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP
Leia mais sobre: Leandro Mazzini