22 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Vice da Câmara usa FAB para campanha pró-TRF’s

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), aproveitou a interinidade no comando e usou a prerrogativa do cargo numa campanha que conotou causa própria. Fez série de quatro viagens, ‘a serviço’, em jatinho da FAB apenas na última Quarta-feira, para visitar Curitiba, Belo Horizonte e Salvador – três das quatro eventuais sedes de novos Tribunais Regionais Federais. À noite, desceu em Brasília. Foi Vargas quem promulgou, como presidente interino do Congresso, o projeto de criação dos TRF’s, em discordância com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que apontam gasto desnecessário. 



Articulação aérea..

O vice da Câmara decolou de Londrina, sua cidade, na Quarta às 7h25. Passou por Curitiba, BH e Salvador ‘para articular a criação dos TRF’s’, relatou à coluna.

.. e a jato

Vargas reuniu-se com governadores, que pedem os TRF’s. Os encontros foram relâmpago, segundo diário de bordo. Não ficou mais que três horas em cada cidade.

Poderoso

Na Quinta, o vice abriu mão de voo comercial, no qual costuma viajar, e requereu novo jato da FAB, para voltar para casa. Fez escala em SP ‘para deixar o Guido Mantega’.

Rede balança…

Uma curiosidade da Rede de Marina Silva em levantamento feito pela coluna: não há qualquer registro do futuro partido em cartórios de Pernambuco, terra do presidenciável Eduardo Campos (PSB), e no Acre, terra natal da pré-candidata, onde imperam os irmãos Viana (PT). Em outros seis grandes estados, a Rede balança no trâmite do TRE.

.. mas não cai

Há registro de assinaturas da Rede em 10 cartórios eleitorais do estado de São Paulo, onde foram expedidos os reconhecimentos apenas em São Bernardo do Campo e Ourinhos. Em 10 processos encontrados no Rio, todos ainda tramitam.

Devagar

Em Brasília, de 20 processos, só dois tiveram aval dos cartórios. Em Minas, com 17 registros, houve avanços apenas em BH e Montes Claros. A Bahia conta com um processo. No Paraná, de 21 protocolos, seis foram rejeitados e o restante tramita.

(Pé)sado

O governador J. Wagner (BA) está usando bota ortopédica no pé esquerdo. Igual à que Dilma usou na praia. Wagner torceu o pé em caminhada, mas não alterou rotina.

Liberou

A presidente vetou o PL 6.127/09 que previa atividade exclusiva de servidores do Estado a função dos funcionários do IBGE. Ou seja, censo pode ser terceirizado.

AeroPepe

Com um país deste tamanho, há quem repare no governo (e não é qualquer autoridade), o vaivém do ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) em jatos da FAB para agenda no RS, sua base. Viagens para Caxias, Erechim, Passo Fundo e Porto Alegre.

Toma lá, dá cá

O pastor Silas Malafaia criticou no Twitter a humildade do Papa: ‘O Vaticano possui uma das maiores reservas de ouro do mundo’. Num retwitte surgiu uma resposta: ‘Vocês chegam lá, eles fazem isso há mais tempo’.

Varredura

O secretário de Planejamento do DF, Luiz Paulo Barreto, pretente economizar R$ 100 milhões este ano com nova regulamentação de licitações, sem contratos emergenciais. A priori, serão para prestadores de serviços de limpeza e segurança.

Voz do povo

Na página e-Democracia, do Portal da Câmara dos Deputados, há um Forum, onde o internauta pode opinar sobre a Reforma Política. A maioria das postagens são contrárias ao financiamento público de campanha.

E-Democracia

A página foi criada pelo Grupo de Trabalho da Câmara em 16 de julho para dar suporte ao projeto de Reforma Política. Técnicos compilam respostas e enviam às lideranças.

Dia seguinte

Da procuradora da República Raquel Dodge em relação à PEC 37 e credibilidade: ‘Foi o acordar da sociedade, em relação à mudança do desenho do MPF’.

Ponto Final

Amarildo da Rocinha é a Dana de Tefé dos pobres. Onde estão?
_________________________________________
Com Maurício Nogueira, Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini