26 de novembro de 2024
Cidades

Viaduto na BR-153 deve ficar pronto em até sete meses

Viaduto será construído na região leste da capital. (Foto: Samuel Straioto)
Viaduto será construído na região leste da capital. (Foto: Samuel Straioto)

Foram lançadas nesta segunda-feira, as obras de construção de viaduto na BR-153. A previsão é que a obra seja concluída em até sete meses. A intenção é a criação de um novo corredor na região leste da capital, promovendo a ligação entre o Setor Leste Universitário e o Jardim Novo Mundo.

O trânsito na região é pesado e só há duas ligações mais próximas para atravessar a rodovia. Uma delas é pela sobrecarregada Avenida Anhanguera, o trânsito é intenso a qualquer hora do dia, com complicações no início do manhã e no final da tarde. A outra ligação é no viaduto próximo ao Estádio Serra Dourada, que também já está saturado.

“É um viaduto que fará a ligação de parte considerável da região leste ao centro de Goiânia, toda essa população superior a 100 mil habitantes, e só tem praticamente uma saída que é a Avenida Anhanguera, com isso aqui, vai melhorar o tráfego de ônibus, de carros, para a população de uma forma geral, e de outras cidades também. É um local de um trânsito complicado. Vai facilitar para a região”, destacou o prefeito Iris Rezende.

Estrutura

O viaduto ligará a Rua 117, no Setor Leste Universitário, à Avenida Rio Preto, no Jardim Novo Mundo, passando sobre a BR 153, no km 498.A obra tem custo de R$ 7 milhões e 592 mil reais.

O viaduto será feito em concreto armado pré-moldado. As obras não afetarão o trânsito, portanto, não haverá alterações de rotas no local e na região atingida. Somente na BR-153, que haverá uma interdição parcial durante a montagem da estrutura.

A Ibiza Construtora Ltda – EPP, vencedora da concorrência pública, realizada pela Prefeitura, será a responsável pela execução dos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, calçada acessível e obras complementares do viaduto.

“A faixa de domínio dela é de 22 metros, sendo de 16 metros de pista de rolamento e de 6 passeio de cada lado. Será feito em estrutura metálica, rápido de ser executado, deveremos gastar em torno de seis a sete meses, devemos já no primeiro trimestre do ano que vem já entregar essa obra. Na BR-153 será um fechamento pontual que será apenas durante a montagem da estrutura metálica, então a faixa do lado direito. Monta-se a estrutura metálica de um lado, monta-se do outro, vai ser vão livre, não terá pilar central nessa obra”, explicou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Goiânia, Dolzonan Mattos.

{nomultithumb}


Leia mais sobre: Cidades