23 de novembro de 2024
Destaque • atualizado em 01/10/2021 às 18:40

Ventania em Goiânia chega a quase 100km/h e provoca estragos

Ventania em Goiânia chega a 100km/h (Foto: Diário de Goiás)
Ventania em Goiânia chega a 100km/h (Foto: Diário de Goiás)

A ventania em Goiânia que atingiu além da capital outras cidades da região metropolitana, promoveu quedas de árvores pela cidade, travou o trânsito e provocou quedas de energia em diversos bairros. Os ventos foram registrados por moradores na tarde desta sexta-feira (01/10).

A ventania em Goiânia chegou a atingir quase 100km/h de acordo com medições da Enel Goiânia. A companhia confirmou que está recebendo ocorrências de quedas de energia elétrica mas que está trabalhando para regularizar a situação. 

A ventania em Goiânia acabou desabilitando diversos sinaleiros da capital. No cruzamento da T9 com a Avenida Mutirão, o trânsito chegou a ficar travado por algum tempo gerando desconforto nos motoristas que precisavam se deslocar.

Houve queda de árvores em decorrência da ventania em Goiânia em algumas regiões da cidade. De acordo com a Comurg, já foram atendidas mais de 60 chamados para reparos entre quedas e grandes galhos. O Parque Areião foi um deles. Para conseguir fazer todo o atendimento, o órgão teve de suspender a operação de retiradas de jamelões.

Além das rajadas de vento, será possível observar em alguns lugares pancadas de chuvas com granizos. A explicação é do gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim. Em vários lugares de Goiânia as rajadas de vento fizeram subir terra e os moradores chegaram a sugerir tempestade de poeira. 

A Enel Goiás, por meio de nota, disse que já está trabalhando para reestabelecer os serviços de energia elétrica em decorrência da ventania em Goiânia:

A Enel Distribuição Goiás informa que os ventos de quase 100 km/h que atingiram Goiânia e Região Metropolitana nesta tarde causaram danos à rede elétrica e impactaram o fornecimento de energia de alguns clientes. A companhia iniciou imediatamente manobras na rede por meio de equipamentos telecontrolados, para recuperar o maior número possível de clientes. Adicionalmente, o número de equipes emergenciais em campo já está sendo ampliado e técnicos trabalharão ininterruptamente para restabelecer o serviço a todos os clientes impactados o mais breve possível.


Leia mais sobre: Destaque / Goiânia