23 de dezembro de 2024
Política

Vereadores se revoltam com Oseias Varão por críticas à Câmara; Alta rejeição

Vereador foi duramente criticado pelos colegas. Foto: Portal da Câmara Municipal
Vereador foi duramente criticado pelos colegas. Foto: Portal da Câmara Municipal

O líder do prefeito Iris Rezende na Câmara Municipal de Goiânia, Oseias Varão (Sem Partido), foi duramente criticado por quase todos os vereadores que estiveram presentes no plenário do legislativo na sessão desta terça-feira (19). O presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), exibiu vídeo de entrevista em que Varão opinou sobre os trabalhos dos colegas e afirmou que a Câmara de Goiânia tem baixa produtividade. A fala não repercutiu bem e os vereadores não pouparam críticas a Oseias Varão.

O parlamentar estava presente na sessão. Ele tradicionalmente se senta na parte do fundo do plenário. O vereador acompanhava a fala da ex-senadora Lúcia Vânia, secretária de Desenvolvimento Social, que foi à Câmara convidar e pedir apoio dos vereadores para o Pacto pelo Fim da Violência Contra à Mulher que será lançado pelo governo estadual.

Assim que Lúcia Vânia deixou a tribuna e atendia a imprensa, Oseias ficou sabendo da exibição do vídeo e deixou o plenário. Foi aí que se iniciou a série de críticas ao parlamentar. O vídeo é de um programa da Rádio Interativa, em que Oseias Varão foi convidado. Romário Policarpo mostrou o vídeo ao vereador Clécio Alves (MDB) que sugeriu que o vídeo fosse exibido para todos os colegas. O presidente acatou a sugestão e o material foi visto por todos os parlamentares que estavam presentes.

Colocação

Oseias Varão respondia questão sobre o projeto de autoria de Paulo Magalhães (Solidariedade) que tentava a implantação do Ponto Biométrico para os vereadores da Câmara Municipal de Goiânia. A matéria foi rejeitada na semana passada. Oseias argumentou que está presente nas sessões, mas que esse tipo de questão não resolve o problema.

“Esse tipo de proposta de fato não resolve o problema que se propõe, que a gente tem uma baixíssima produtividade na Câmara Municipal por parte dos vereadores, e isso é mais ou menos assim, você tem um funcionário que não trabalha, que não produz, que não é efetivo, e você diz que tem de bater ponto das oito ao meio dia, das 13 às 18, só que ele fica lá sentado sem fazer nada. Isso adianta alguma coisa, não. A proposta não vai ao cerne dos problemas e aqui cabe abrir uma discussão, tenho tentado pautar o assunto, o grande problema que a gente enfrenta hoje no âmbito não é a falta de leis, temos um excesso de leis, poderíamos fazer até um movimento para revogar leis inúteis. Esse é o enfoque que a gente dar hoje. Vereador não tem que ficar inventando moda”, destacou Oseias no trecho mais polêmico da entrevista.

Crítica

A colocação não caiu bem. Oseias já enfrenta muitas dificuldades na condição de líder. Ele tem problemas de articulação. São constantes as críticas a ele e em muitos momentos Varão fica isolado no legislativo. Varão foi escolhido por Iris Rezende para ser líder neste terceiro ano de governo.

De temperamento tranquilo, a vereadora Leia Klebia (PSC), elevou o tom da voz e foi a primeira a fazer duras críticas a Varão. Ela assim como Oseias Varão são evangélicos. Eles são pastores.

“Eu quero usar a palavra para mostrar minha indignação e me sinto envergonhada. Primeiro por ele ser líder do prefeito nesta Casa, segundo por ele ser meu irmão, comungar da mesma fé que eu, ter uma mente tão pequena que realmente é ridícula a situação que ele se refere a este Poder. Eu quero falar de mim, eu apresentei 36 projetos, eu não aceito este tipo de palavra, lamento este tipo de palavra. Ele fala em nome dele, o meu nome não. Eu atuo e tenho responsabilidade. Ninguém vai anular o meu trabalho. Se a cabeça dele não muda, a da sociedade muda, é preciso elaborar novas leis para ajudar a este município”, discursou Leia Klebia.

Já o vereador Clécio Alves (MDB) usou um tom irônico para se referir a Oseias Varão, disse que o líder consegue agregar bastante os vereadores. “Meu sonho um dia é ser prefeito de Goiânia, e eu queria ter um dia um líder desse, ele une, ele junta, agora ele é o mais assíduo aqui. Eu devo ser o gazeteiro, o mais faltoso desta Casa. Que líder maravilhoso, e coloca a Câmara num balaio de gato, num lixo, é o sonho de todo chefe de poder, ter um lixo desse”, argumentou Clécio.

Priscila Tejota (PSD) reclamou que por vezes veio trabalhar com problemas pessoais, outros colegas até mesmo doentes. Ela argumentou que enquanto pastor, Oseias Varão deveria ter outro tipo de postura.

“Eu não sabia que estava no regimento interno que estava para avaliar o mandato de cada um de vocês, porque se for eu gostaria de avaliar o mandato que Goiânia conferiu a cada um de vocês, eu me arrepio como serva de Deus, que diz que representa um Deus Vivo, ele é um pastor, ele não tem horário para trabalhar, é pastor onde está, nós temos aqui 29 vereadores, eu estou esperando levantar aqui algum amigo do Oseias para defende-lo. A única coisa que ele sabe é provocar inimizades e desavenças”, destacou Priscila Tejota.

Já o vereador Carlin Café (Cidadania) avaliou a declaração de Varão como desastrosa. “Às vezes, um projeto que parece irrelevante para uns é importante para uma região específica, ou um grupo de pessoas de determinado local. E o pior é que ele [Oséias] não está aqui para dizer o que o levou a dizer que a Câmara não produz”, acentuou.

Tatiana Lemos (PC do B) foi dura nas críticas, não poupou palavras ao dizer o líder do prefeito é como um Judas, se referindo a traição. Ela disse que o vereador é “covarde” e pediu que o vídeo seja reproduzido em todas a sessões até que Oséias esteja presente para assisti-lo. Tatiana ainda pediu ao presidente Romário Policarpo a divulgação das faltas de Varão e dos projetos apresentados pelo vereador.

Cabo Sena (Patriota) e Zander Fábio (Patriota) declararam que Oseias Varão não os representam mais como líder do prefeito Iris na Câmara Municipal. Vários outros parlamentares fizeram críticas ao vereador Oseias Varão.

Conselho de Ética

A vereadora Dra Cristina (PSDB) fez um pedido ao presidente do Conselho de Ética da Câmara Municipal, Anselmo Pereira (PSDB) que o caso seja analisado pelo conselho.

Defesa

A reportagem do Diário de Goiás entrou em contato com o vereador Oseias Varão. Por mensagem o parlamentar respondeu que no momento prefere não se manifestar sobre o assunto.


Leia mais sobre: / / / Política