O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira (PSDB), disse nesta sexta-feira (23), em entrevista à Rádio Bandeirantes, que os vereadores estão se reunindo e se colocando à disposição do prefeito Paulo Garcia (PT), para dar sugestões, inclusive para o projeto de Reforma Administrativa, com o objetivo de melhorar a gestão da capital.
– “A primeira coisa que eu disse quando assumimos a administração da Câmara foi que as mãos da Casa estão estendidas ao município. Não vou abrir mão disso. Todas as boas matérias e tudo aquilo que o prefeito quiser fazer de bem para essa cidade, vai encontrar apoio”, explicou.
Anselmo também falou que o prefeito não pediu auxílio, mas que a iniciativa partiu dos vereadores em querer ajudar. De acordo com o tucano, desta vez estão sendo discutidas ações para o município totalmente diferente do passado. Ou seja, de forma prévia.
– “Estamos discutindo previamente, acordando todos os pontos que podem ter conflito, aparando as arestas para quando chegar no plenário da Câmara, provavelmente vamos praticamente quase que homologar, para que não fique patinando um mês ou dois com discussões”.
Questionado sobre um possível conflito político no futuro após a aceitação ou não de sugestões dos vereadores de Goiânia, sobretudo de Anselmo que é do PSDB, por parte de Paulo Garcia, o presidente chamou esse pensamento de “coisa feia”.
– “Os homens públicos não podem querer repetir erros de 40, 50 anos atrás de que terminada a eleição eu sou seu inimigo e adversário. Pelo contrário, eu não tenho aptidão para trabalhar no ‘quanto pior, melhor’. Porque se vai bem para a prefeitura, vai bem para os vereadores. Essa é uma visão completamente antipatriota, do passado, coisa feia. Não existe essa possibilidade”, argumentou.
Para o vereador, não serão as ideias de um ou de outro que vão salvar a administração municipal da má avaliação. Todos os vereadores e o prefeito devem trabalhar em conjunto, independente de partido político, para os avanços de Goiânia.
– “Estamos despidos de querer promover suscetibilidade de que nós vamos salvar a prefeitura. Vamos auxiliar a prefeitura em tudo aquilo que ela precisar, doa em quem doer”.
Lixo
Ainda durante entrevista à Rádio Bandeirantes, o vereador Anselmo Pereira (PSDB) contestou a informação, divulgada nesta sexta-feira, de que a frota de caminhões para coleta de lixo da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) teria sido reduzida.
De acordo com o jornal O Popular, “por conta de uma contenção de despesas, a empresa decidiu reduzir o número de veículos terceirizados que faz este tipo de serviço”. No entanto, segundo o presidente da Câmara, após conversações entre os vereadores e o prefeito Paulo Garcia, não houve nenhuma decisão de reduzir a frota de caminhões.
“Não sei como as pessoas já estão falando isso, mas não foi determinado. As sugestões que estamos levando têm que ser colocadas na ordem de planejamento. Cabe à administração, com todas essas orientações, chamar a equipe, fazer mais sugestão e deixar as coisas plenamente sem crise”.
De acordo com o tucano, durante as conversas com o prefeito, além da reforma administrativa, o futuro da Comurg foi um dos pontos mais tratados.
“A Comurg é um órgão vital para Goiânia e são serviços básicos diários: a varrição, coleta de lixo, coleta seletiva, praças e logradouros, aterro sanitário. Estamos levando sugestões sobre tudo isso à prefeitura, para que não se repitam crises periódicas”.
Leia mais sobre: Política