Nesta semana, o vereador de Aparecida de Goiânia, Isaac Martins (PR), propôs no plenário um projeto de lei que cria um centro de atendimento de queimaduras no novo Cais instalado no setor Colina Azul. “Essa unidade de saúde que está sendo construída, terá o padrão UPA – moderna e ampla – possui total condição de receber uma central de tratamento para atender vítimas de queimaduras do município”, disse o vereador.
De acordo com o vereador, Aparecida de Goiânia é a segunda maior cidade goiana, está na frente de sete capitais brasileiras e não possui nenhum centro de atendimento às vítimas desse tipo de acidente. “Somos o segundo maior município do Estado, com mais de 530 mil habitantes, já passamos de mais de meio milhão de habitantes e, infelizmente, não gozamos de nenhum centro voltado exclusivamente a essa especialidade. Acho um atraso no que tange a saúde pública deixar carente os que sofrem acidentes de tal natureza”, justificou o vereador.
Ele disse ainda que, diante dos inúmeros casos de vítimas de queimaduras, é de suma importância a criação de um centro próprio na cidade, deixando de depender totalmente da capital, Goiânia. “Em Aparecida apesar de sermos considerados relativamente bem comparado a outras cidades, principalmente à capital que hoje tem sofrido na falta de atendimento na área da saúde, todavia, nós não temos o atendimento específico para queimaduras. Isso obriga ao cidadão Aparecidense a buscar o auxílio e o amparo na cidade vizinha que é Goiânia”, enfatizou Isaac.
O projeto, em sua abrangência, ainda não apresenta detalhes sobre os exatos tipos de serviços que poderão ser oferecidos no centro, como por exemplo, cirurgias delicadas ou cirurgias reparadoras concernentes ao grau de queimadura. “Esse projeto prevê, no primeiro momento, o atendimento básico. As questões de grande complexidade que necessite desse dispêndio de fazer uma cirurgia plástica, ou alguma coisa assim, o paciente ainda deverá ser encaminhado para Goiânia. Na maior parte dos casos, a gente espera que seja atendido até contar com o sistema mais avançado com o cirúrgico” – explicou o autor do projeto.
O Projeto de lei 003/17 já foi protocolado na Câmara e passa agora pela Comissão de Constituição de Justiça. A previsão é que seja discutido e votado já na próxima sessão que ocorrerá nesta terça-feira (14). Caso seja aprovado na Câmara, o projeto será encaminhado ao poder executivo para ser sancionado. “Eu acredito que não vai ter nenhum problema em relação a sanção do projeto pelo prefeito Gustavo Mendanha. Referente ao funcionamento do Centro de Atendimento de Queimaduras, eu vou estar acompanhando de perto o prefeito e o secretário de saúde do município nas buscas de recursos para aquisição de equipamentos e contratação de profissionais especializados na área. Se tudo ocorrer bem, acredito que em torno de 6 a 8 meses, no máximo, será levantada a unidade”, pontuou Isaac.
Leia mais:
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia