O vereador de Goiânia Zander Fábio (PSL) pede – em projeto apresentado na primeira sessão ordinária do semestre na Câmara – que o zoológico de Goiânia seja fechado em até um ano. Se a matéria virar lei, o zoológico ficará proibido de receber novos animais e deverá, ao longo do último ano de existência, devolver os animais aos seus respectivos habitats naturais ou entregá-los a outras instituições, que não sejam outros zoológicos. Essas instituições deverão assegurar o bem-estar integral, a interação dos bichos com o meio ambiente e não usá-los em pesquisas científicas.
Após o prazo, área onde está o zoológico, segundo o projeto do vereador, junto ao Lago das Rosas, “deve destinar-se a promoção de projetos de promoção e educação ambiental, de cultura e lazer”.
Ele justifica que o objetivo é proteção ao bem-estar integral dos animais e a segurança dos cidadãos. “Animais trancafiados em jaulas, reduzidas a pequenos espaços, alimentando-se precariamente, expostos ao barulho constante e ao comportamento, muitas vezes, inconveniente de visitantes, inquestionavelmente vivem estressados, deprimidos e suscetíveis a patologias diversas”, argumenta.
“Manter espécies em extinção, em cativeiro, sem quaisquer condições de retorno ao habitat de origem, de reprodução natural e formação de novas espécies é andar na contramão da preservação do meio ambiente, aniquilando a vida e a diversidade animal”, conclui.
Leia mais sobre: Política