As vendas do comércio varejista subiram 1% em abril na comparação com março e 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado. É a melhor alta registrada no mês de abril em 9 anos. Os setores de supermercados e vestuário impulsionaram o crescimento. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações são da Agência Brasil.
O crescimento de abril acontece depois de dois meses consecutivos de queda, período em que acumulou retração de 1,6%.
Apesar do crescimento de março para abril, as vendas do comércio fecham os primeiros quatro meses do ano com queda acumulada em termos de volume de vendas de 1,6% frente a igual período do ano passado, mas com crescimento de 1,5% no mesmo período em relação à receita nominal do setor.
NÚMEROS COMPARATIVOS
Para a receita nominal de vendas, além de 1,5% do crescimento acumulado no ano, os indicadores prosseguem com variações positivas de 3,4% frente a abril de 2016 e de 3,4 % no acumulado dos últimos doze meses.
Já em relação ao comércio varejista ampliado -que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção- houve crescimento de 1,5% de março para abril deste ano para o volume de vendas e de 2,3% para a receita nominal, ambas na série com ajuste sazonal.
Em relação a abril de 2016, no entanto, o varejo ampliado encerrou abril deste ano em queda de 0,4% para o volume de vendas, mas com crescimento de 0,7% na receita nominal.
Quanto às taxas acumuladas, as variações foram de -1,8% nos primeiros quatro meses do ano e de -6,3% nos últimos 12 meses para o volume de vendas. Já para a receita nominal, as taxas foram de 0,3% no acumulado do ano e de -0,4% nos últimos doze meses. (Folhapress)
Leia mais:
- Desemprego deve cair a partir de agosto, diz Meirelles
- Endividamento aumenta entre quem mora sozinho, mostra pesquisa
- Exterior e crise política pesam e dólar sobe para R$ 3,31; Bolsa recua 0,82%
Leia mais sobre: Economia