O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) conseguiu assinaturas suficientes para pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar supostos abusos de autoridade por parte de membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, é necessário obter apoio de 171 deputados federais. Van Hattem conquistou 185, dos quais dez são goianos. A lista foi divulgada por ele mesmo em suas redes sociais. Veja abaixo quais parlamentares de Goiás assinaram o requerimento:
- Célio Silveira (MDB)
- Delegado Waldir (União Brasil)
- Francisco Jr (PSD)
- João Campos (Republicanos)
- José Mário Schreiner (MDB)
- José Nelto (Progressistas)
- Magda Mofatto (PL)
- Major Vitor Hugo (PL)
- Professor Alcides (PL)
- Zacharias Calil (União Brasil)
ÓTIMA NOTÍCIA! Conseguimos o apoio de 185 deputados para a CPI DO ABUSO DE AUTORIDADE! Ultrapassamos o número mínimo necessário e já protocolamos o pedido de abertura da CPI. Se o seu deputado não está na lista, peça para que ele registre seu apoio, com o código CD223226562500. pic.twitter.com/gqmfS7ugo3
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) November 24, 2022
No entanto, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), não deve abrir a CPI do Abuso de Autoridade, como tem sido chamada, devido à falta de tempo hábil para tramitar ainda nesta legislatura. Ele teria sugerido a van Hattem recolher novas assinaturas no ano que vem.