22 de dezembro de 2024
A partir de 2023 • atualizado em 15/12/2022 às 19:29

Veja os cotados para secretarias do segundo governo de Caiado

Governador confirmou poucos nomes até o momento, mas a lista de especulações é grande
O governador Ronaldo Caiado inicia seu segundo mandato em 1º de janeiro de 2023 (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)
O governador Ronaldo Caiado inicia seu segundo mandato em 1º de janeiro de 2023 (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

Reeleito no primeiro turno para seu segundo mandato, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), até o momento, confirmou poucos nomes que ocuparão cargos de primeiro escalão durante a próxima gestão.

No entanto, a lista de especulações, elaborada com base em apuração do Diário de Goiás, é grande, e Caiado deve acelerar as decisões sobre o secretariado depois que voltar de São Paulo.

Vale lembrar que existe a tendência de uma reforma administrativa, que precisará ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), provavelmente em janeiro ou, no máximo, fevereiro.

Veja abaixo a lista (em ordem alfabética):

(Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

Adriano da Rocha Lima – Atualmente no comando da Secretaria-Geral da Governadoria, é tido como o auxiliar mais forte de Caiado, tanto é que seu nome está entre os poucos já confirmados pelo próprio governador. Ele pode ficar onde está, mas também é cotado para a Secretaria de Planejamento, que seria criada a partir de um desmembramento da Secretaria da Economia.

(Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

Andréa Vulcanis – É a atual titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Está na lista dos auxiliares de primeiro escalão que não são do estado, mas, mesmo assim, fez um trabalho considerado eficiente e tem boas chances de permanecer no cargo.

(Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

Célio Silveira – Deputado federal reeleito pelo MDB, o parlamentar é o favorito para assumir a Secretaria do Entorno, que pode ser criada por Caiado. Ex-prefeito de Luziânia, o emedebista tem base na região.

(Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

César Moura – Está no comando da Secretaria da Retomada, criada no contexto pós-pandemia de Covid-19, mas que deve ser extinta no segundo mandato de Caiado. Sua presença no primeiro escalão da próxima gestão é praticamente dada como certa e ele surge como um dos especulados para a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação.

(Foto: Reprodução/Ugopoci)

Coronel Renato Brum – Assumiu a Secretaria de Segurança Pública em 2022, mesmo com alguma resistência de setores da Polícia Civil. É favorito para permanecer na função, embora o deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) também seja cotado.

(Foto: Maykon Cardoso/Alego)

Cristiane Schmidt – Sua gestão na Secretaria de Economia é elogiada, mas, segundo palacianos, a relação próxima com Paulo Guedes pode dificultar o diálogo com Lula. Apesar disso, já chegou a ser cotada para o governo do petista, o que dá sinais de que, se ficar em Goiás, não haveria problemas com o próximo presidente.

(Foto: Divulgação/Secretaria de Educação)

Fátima Gavioli – Situação semelhante à de Andréa Vulcanis. Não é de Goiás, mas fez uma boa gestão à frente da Secretaria de Educação e, por isso, pode ficar para dar continuidade aos trabalhos.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Gean Carvalho – Teve uma curta passagem pela Secretaria de Comunicação, mas deixou uma boa impressão e é tido como opção para voltar e trabalhar a imagem de Caiado também a nível nacional. Vale destacar que é próximo do vice-governador eleito, Daniel Vilela, do MDB.

lucas-vergilio-foto-facebook-reprod.jpg
(Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

Lucas Vergílio – Seu grupo comanda a Secretaria de Esportes e, como não foi reeleito para deputado federal pelo Solidariedade, pode ele mesmo assumir o posto. Seu xará, o deputado estadual Lucas Calil, do MDB, também é apontado como uma possibilidade.

Paulo Ortegal, secretário de Iris Rezende na prefeitura de Goiânia
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Paulo Ortegal – Principal homem de confiança de Iris Rezende e um dos quadros mais respeitados dentro do MDB de Daniel Vilela, pode assumir a Secretaria de Governo e contribuir para a articulação política de Caiado.

(Foto: Divulgação/Goinfra)

Pedro Sales – Titular da Agência Goiânia de Infraestrutura Transportes (Goinfra), já teve seu nome confirmado no segundo mandato de Caiado, mas a tendência é a de ir para a Secretaria de Infraestrutura, ainda a ser criada. Seu substituto na Goinfra pode ser o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Lucas Alberto Vissotto Júnior.

(Foto: Divulgação/Alego)

Ricardo Soavinski – Atual presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), deve permanecer na segunda gestão de Caiado, no mesmo cargo ou como presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

Sérgio Vêncio – Assumiu a Secretaria de Saúde em novembro, já depois de Caiado ter sido reeleito, e não há sinais de que o governador pense em uma troca tão rápida na pasta.

(Foto: Divulgação/Ruber Couto)

Vilmar Rocha – É presidente estadual do PSD, que deve ter espaço no segundo mandato de Caiado. Seu nome surge como favorito para a Casa Civil, mas também existe a possibilidade de o partido indicar Francisco Jr, que não se reelegeu como deputado federal.


Leia mais sobre: / Política