A Secretaria Estadual de Educação de Goiás informa que desde segunda-feira (8) as matrículas para os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) estão abertas; a previsão é de que o prazo se encerre no dia 12 de dezembro (para os veteranos) e até dia 8 de dezembro para estudantes novos.
Ainda de acordo com a pasta, serão 40 mil vagas para 2022 nas escolas de tempo integral. Estas matrículas devem ser realizadas apenas presencialmente na unidade escolar.
Para a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, essa medida tem o objetivo de sensibilizar os pais e/ou responsáveis, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica visitando a unidade.
As vagas serão distribuídas em 269 escolas de tempo integral. Deste total, 105 são novos Cepis, que funcionavam antes em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022.
A conversão de escolas regulares em Cepis e a expansão do número de escolas de tempo integral atendem os planos Nacional e Estadual de Educação. Esses planos estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.
Um estudo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natural baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da Educação no país, mostrou que as escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que as escolas regulares.
Leia mais sobre: Educação