13 de dezembro de 2025
Esportes • atualizado em 18/11/2025 às 20:13

Goianão 2026 define fórmula de disputa com clássicos na 1ª Fase e oito classificados

Definida a fórmula de disputa do Goianão 2026. Em evento promovido pela Federação Goiana de Futebol e que foi realizado nesta terça-feira (18/11), no Castros Park Hotel, contou com a presença dos clubes que vão para disputa da competição que se inicia em janeiro e que tem encerramento programado para o dia 8 de março. A fórmula de disputa apresentada para o Goianão 2026 pela FGF, através do seu CEO – André Pitta – foi aprovada pelos representantes dos clubes presentes na reunião.

O Campeonato Goiano 2026 terá uma nova fórmula de disputa, definida pela Federação Goiana de Futebol (FGF) para se adaptar ao calendário mais enxuto dos estaduais no próximo ano. A competição contará com 12 clubes e começará com três grupos na primeira fase, cada um reunindo quatro equipes. Diferentemente do formato tradicional, os times não se enfrentarão dentro do próprio grupo. A primeira fase será composta por oito jogos para cada equipe, todos disputados contra adversários pertencentes aos outros dois grupos, em turno único.

Ao final dessa etapa inicial, os oito melhores colocados na classificação geral avançarão para as quartas de final. A zona de rebaixamento também muda: o último colocado será rebaixado diretamente, enquanto o décimo e o décimo primeiro colocados farão um confronto em ida e volta para definir o segundo rebaixado da edição.

A partir das quartas de final, o formato das fases eliminatórias dependerá diretamente da situação do Goiás Esporte Clube ao término da Série B do Campeonato Brasileiro. Caso o clube consiga o acesso à Série A: quartas e semifinais serão disputadas em jogo único, com mando de campo para as equipes de melhor campanha, enquanto a final permanece em confrontos de ida e volta. Se o Goiás não subir: todas as fases eliminatórias — quartas, semifinais e final — serão decididas em ida e volta.

O calendário também está condicionado ao desempenho do clube esmeraldino na Série B do Campeoanto Brasileiro. Se o Goiás Esporte Clube conquistar o acesso, o Campeonato Goiano 2026 começará no dia 7 de janeiro de 2026.

Sorteio definiu os grupos

Grupo A – Vila Nova, Crac de Catalão, Goiatuba e Inhumas.
Grupo B – Anápolis, Aparecidense, Goiás e Jataiense
Grupo C – Atlético, Centro-Oeste, Abecat e Anapolina

Competição

Disputarão do Campeonato Goiano 2026: Abecat, Anápolis, Anapolina, Aparecidense, Atlético, Centro Oeste, Crac, Goiás, Goiatuba, Inhumas, Jataiense e Vila Nova. As novidades para esta edição ficam por conta do retorno da Rubra à elite do futebol estadual e o Centro Oeste debutando na 1ª divisão. Ambas as equipes compõem o grupo do Goianão após conquistar o acesso nesta temporada.

O Vila Nova vai à campo para defender o título de Campeão, conquistado em final emocionante diante do Anápolis, atual vice-líder do Goianão e que confirmou sua manutenção no Brasileirão Série C em seu ano de estreia na competição. O Dragão visa retornar ao trono após a sequência de títulos de 2022, 2023 e 2024 ser interrompida. Enquanto isso, o Goiás, maior campeão do Goianão com 28 troféus, vai atrás de aumentar essa contagem após conquistar seu último título em 2018.

Aparecidense e Goiatuba chegam ao Goianão 2026 após passagens marcantes pelo Brasileirão Série D deste ano, disputando até o fim o acesso para a 3ª Divisão. Inhumas, Crac e Abecat voltam à disputa após conquistarem as vagas nacionais do Goianão 2025 e carimbarem seus passaportes para a Série D da próxima temporada. A Jataiense entra no Goianão 2026 apostando em sua tradicional camisa e a força do seu torcedor para atingir os objetivos do ano.


Leia mais sobre: / / / / / Esportes