20 de dezembro de 2024
Tecnologia

Vazamento de dados do Yahoo! pode ter afetado 200 milhões de usuários

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Yahoo! estaria se preparando para confirmar nos próximos dias o vazamento de dados de 200 milhões de usuários após um ataque de hackers, afirmam nesta quinta-feira (22) veículos internacionais citando fontes familiarizadas com o caso.

Em agosto, o Yahoo! disse estar investigando um ataque cometido por hackers e que teria comprometido 200 milhões de contas de usuários. Os dados estariam sendo vendidos on-line.

O anúncio pode ter implicações na operação de venda dos negócios de internet do Yahoo! para a operadora de telecomunicações americana Verizon. O negócio, de US$ 4,83 bilhões, foi anunciado em julho.

A falha na segurança pode trazer problemas aos novos donos do Yahoo!. O acordo está próximo de ser concluído, mas as companhias não podem ser integradas antes que a venda seja aprovada por agências regulatórias e pelos acionistas do Yahoo!.

O ataque à base de usuários do Yahoo! foi divulgado em agosto, quando um hacker de codinome “Peace” (Paz, em inglês) afirmou em um site que estava vendendo acesso a 200 milhões de contas do portal existentes em 2012 por US$ 1.800.

Os dados incluiriam nome de usuário, senhas descriptografadas e informações pessoais como data de nascimento e outros endereços de e-mail.

Na época, o Yahoo! disse que estava “ciente” do caso, mas rejeitou dizer se a acusação de vazamento era legítima e ressaltou que estava investigando a denúncia. A empresa, porém, não enviou aos usuários um pedido para que mudassem suas senhas.

Agora, segundo fontes ouvidas pelo site “Recode”, o Yahoo! pode ter que fazer isso, embora talvez já seja tarde demais.

O site “Recode” tentou entrar em contato com o Yahoo!, mas não obteve resposta.

VENDA PARA VERIZON

O que a Verizon comprou foram os negócios de internet do Yahoo! (na prática, o que está à vista do público: sites, aplicativos etc.). O processo de venda começou no fim do ano passado e tinha como objetivo separar esses negócios das participações que a companhia tem no gigante de comércio eletrônico Alibaba -hoje, grande parte do valor das ações do Yahoo! está relacionada a essa participação em negócios asiáticos, e não na companhia em si.

Assim, o Yahoo! deixa de ser uma companhia operacional, destinando-se apenas a administrar os 15% de participação que tem no Alibaba e os 35,5% que detém no Yahoo! Japan Corp.

Vários grupos de investidores fizeram ofertas pela companhia de internet. E, segundo executivos disseram em conversa com analistas, o lance dado pela Verizon não foi o maior. Entretanto, avaliou-se que a sinergia com a operadora e com a AOL traria mais ganhos no longo prazo.

Nos últimos meses, a Verizon tem buscado ampliar sua oferta de conteúdo digital, principalmente no formato de vídeo e endereçado a celulares. Sob esse ponto de vista, o Yahoo! poderia ampliar a oferta de notícias da operadora. Atualmente, a Verizon tenta convencer os órgãos reguladores americanos a permitir que use com maior liberdade os dados que recolhe de seus consumidores na internet para vender anúncios direcionados a eles.


Leia mais sobre: Tecnologia