O Vasco encerrou a última rodada do Campeonato Brasileiro em quarto lugar, ainda invicto e com um jogos a menos em relação aos seus concorrentes. No entanto, o clima no clube não corresponde à promissora posição na tabela.
A equipe cruzmaltina recebe o Vitória neste domingo (13), às 16h, em São Januário, pela quinta rodada, em estado de crise. O motivo é a ressaca causada por um outro torneio, o que tem sido rotina aos vascaínos desde o início do Brasileiro.
A estreia na competição de pontos corridos veio logo após a perda do título carioca para o Botafogo. A segunda rodada sucedeu goleada sofrida para o Racing, pela Libertadores. O mais recente jogo pelo Brasileiro ocorreu três dias após a queda na disputa continental, decretada pela derrota por 4 a 0 para o Cruzeiro.
Agora, o Vasco lida com trauma causado pelo revés por 3 a 0 para o Bahia na última quarta (9), pelas oitavas da Copa do Brasil.
Fatores extra-campo ainda têm acentuado o alvoroço no clube nas últimas semanas. São os casos da recente invasão de torcedores organizados a São Januário e da renúncia de 13 vice-presidentes, que acusam o mandatário vascaíno, Alexandre Campello, de diversas irregularidades.
O ambiente conturbado chegou a colocar o técnico Zé Ricardo, no clube desde agosto de 2017, na berlinda. O diretor de futebol do Vasco, Paulo Pelaipe, no entanto, deu entrevista coletiva nesta sexta-feira (11) para assegurar publicamente a permanência do comandante.
“Vim para tranquilizar o nosso torcedor, Estamos recebendo muitas perguntas sobre a situação do nosso técnico. O Zé Ricardo é treinador do Vasco. Ele tem contrato até 31 de dezembro de 2018, que vai ser cumprido. Nós confiamos nele e nos nossos atletas, é importante deixar bem claro isso.”
Em comum com o Vasco, o Vitória também chega a partida fragilizado por um mau resultado em outra competição. A equipe baiana caiu para o Corinthians na Copa do Brasil, na quinta (10).
De alento, os times terão reforços na partida. Os rubro-negros poderão contar com Jéferson, Wallyson e Lucas Fernandes, impedidos de atuar contra os corintianos. Já o Vasco revê Breno, Paulo Vítor, Giovanni Augusto e Evander, recuperados de lesões.
VASCO
Martín Silva; Galhardo, Paulão, Werley, Henrique; Desábato, Wellington, Yago Pikachu, Giovanni Augusto; Caio Monteiro, Andrés Dias. T.: Zé Ricardo
VITÓRIA
Caíque; José Welison, Kanu, Ramon, Pedro Botelho; Willian Farias, Uillian Correia, Yago, Rhayner; Neilton, Denilson. T.: Vagner Mancini
Estádio: São Januário, no Rio
Horário: 16h deste domingo
Juiz: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Leia mais sobre: Esportes