O caso confirmado em Goiânia da variante Delta, cepa indiana do novo coronavírus não é comunitário. Trata-se de um caso isolado de uma mulher na capital que teve contato com um homem de Moçambique. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda-feira (28/06).
A pasta também destaca que as informações pertinentes ao caso foram repassadas a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que fossem tomadas as providências junto ao Ministério da Saúde (MS). O esclarecimento se dá após a divulgação de que a cepa poderia estar sendo transmitida em Goiânia de forma comunitária.
Veja na íntegra a nota da SMS:
A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que o caso publicado sobre a variante Delta em Goiânia, resultado do estudo de sequenciamento genético realizado em parceria com pesquisadores do projeto que está mapeando as variações do Coronavírus, não é de uma transmissão comunitária, mas sim de um caso isolado. Trata-se de uma mulher que mora em Goiânia e que teve contato com um homem de Moçambique, que estava infectado com a variante. A partir do comunicado feito pela equipe de pesquisadores de que houve um equívoco na divulgação da amostra, a equipe técnica da SMS fez todo um trabalho de vigilância e acompanhamento do caso. O resultado foi repassado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que fossem tomadas todas as providências junto ao Ministério da Saúde (MS).