22 de dezembro de 2024
Notícias do Estado

Vanderlan firma compromisso com Sintego e educadores

A convite do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado deGoiás (Sintego), um dos maiores e mais representativos do Estado, ocandidato do PSB à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso, participanesta sexta-feira, 7, às 15 horas, de reunião com a presidente Bia deLima, diretores e educadores na sede da entidade.

Na ocasião, Vanderlan vai assinar documento se comprometendo com umapauta de 20 pontos pela valorização dos profissionais da educação epela melhoria do ensino em Goiânia. Dentre os pontos, destacam-se aconstrução de um Plano de Carreira unificado para professores etécnicos administrativos, reajuste do Piso Nacional e melhorias dainfraestruturas dos Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil).

Na educação, o candidato do PSB lembrou o projeto Família na Escola,que consiste em permitir que estudantes com filhos de 0 a 12 anospossam levá-los para escola e, assim, as crianças são atendidas poragentes educativos. “A ideia surgiu de uma mãe lá de Senador Canedoquando fomos prefeito e hoje está em todo o Brasil. E vamos trazerpara Goiânia”.

Vanderlan destacou ainda a criação do Cmei que não fecha nas férias,em 2005, no município onde foi prefeito, e também as concessões debenefícios para os professores e trabalhadores da educação, como astitularidades e progressões que, segundo ele, foram aplicadas sem aatuação de OS. “Em Senador Canedo, nós demos titularidade, ascensão,progressão para professores. Reformamos, ampliamos, organizamosescolas somente com verba própria, os 25% da educação”, ressalta.

ValorizaçãoAlém disso, na cidade vizinha, o candidato do PSB chamou osprofessores para gerir o orçamento da educação, cabendo a eles definironde seria alocado os recursos públicos. “A partir daí as coisascomeçaram a acontecer. Antes a Prefeitura pagava R$ 2,75 por um quilode arroz, passamos a pagar R$ 0,75. Com uma medida simples”,salientou.

Em Goiânia, o candidato do PSB quer agir da mesma forma. Vanderlanassume o compromisso de gerir as escolas sem necessidade de aplicaçãodas OSs e, acima de tudo, valorizar o professor. “Vamos respeitar osdireitos adquiridos pelos professores e dar condições de trabalho paraos profissionais da Educação, para que eles e os alunos tenham prazerem estar nas escolas”, diz.

O conceito de aluno em tempo integral também deve ser colocado emprática por Vanderlan. “Precisamos desenvolver as parcerias com asescolinhas de iniciação esportiva, termos de 20 a 25 modalidadesesportivas para que os alunos escolham. Essas parcerias podem serfeitas para quando o aluno estiver fora da sala de aula. Um projetoque custa pouco e tem muita possibilidade de parceria e voluntários”.


Leia mais sobre: Notícias do Estado