23 de dezembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 09/11/2020 às 10:57

Vanderlan e Maguito são os mais criticados pelos adversários em programa eleitoral

Vanderlan, Maguito e Adriana. Imagem: montagem.
Vanderlan, Maguito e Adriana. Imagem: montagem.

O programa eleitoral dos candidatos à prefeitura de Goiânia desta segunda-feira (9/11) foi de propostas apresentadas, críticas e indiretas entre eles. Adriana e Elias desaprovaram estratégias políticas de Vanderlan e Maguito. Já Vanderlan focou no programa de hoje apresentar proposta para uma vacinação contra a covid-19 já em 2021. Maguito Vilela continua internado se recuperando da covid-19, ontem ele foi extubado pelos médicos tenso, assim, uma melhora em seu quadro de saúde. https://diariodegoias.com.br/maguito-vilela-tem-melhora-e-e-extubado/. Maguito segue com as promessas de realizar as obras que ficarão do governo Iris e dar continuidade no trabalho do atual prefeito da capital.

O programa de Vanderlan Cardoso defende uma estrutura para ser uma referência na preparação para a vacina contra a covid-19. “Nossa cidade passará por grandes desafios, desafios que exigirão prefeito capaz de agir, agir com competência e modernidade. Um desses desafios será a vacinação contra a covid-19. Esta será a maior campanha de vacinação da história”.

Já o programa de Maguito Vilela (MDB) enfatizou o trabalho realizado em Aparecida de Goiânia, à época que ele fora prefeito, na área da saúde e educação e reafirmou o que vem falando noutros programas que dará continuidade ao trabalho do atual prefeito, Iris Rezende (MDB). “Em Goiânia, Maguito vai concluir as obras sete unidades de saúde que estão em andamento”, diz na propaganda do emedebista.

Adriana Accorsi (PT), por exemplo, critica a postura de Vanderlan de, segundo ela, mudar de partidos políticos. “Existe a possibilidade de  ir para o segundo turno um candidato que muda de lado e de partido a cada eleição, que faz e desfaz aliança só pensando em poder, apoia propostas do governo Bolsonaro mesmo quando são contra os seus direitos, prejudicando a saúde, a aposentadoria e o salário mínimo. Sim, eu falo de Vanderlan Cardoso. Sobre suas propostas ela pretende não deixar nenhuma criança sem escola, na saúde promete atendimento pediátrico 24h por dia. E na moradia o auxílio para reforma.

Elias Vaz (PSB) também criticou a postura dos candidatos Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso. Segundo ele, os outros conhecem outras cidades, ele conhece Goiânia. “Eu, diferente de alguns candidatos, um fala muito de Aparecida, e eu tenho certeza que ele conhece muito Aparecida; o outro fala muito de Senador Canedo, também conhece muito Senador Canedo, mas quem conhece Goiânia sou eu, onde fui vereador e estou preparado para resolver os problemas da cidade”, concluiu Elias em seu programa político.

O candidato do PSL, Major Araújo, promete rever gratificações que eram pagas a funcionários da Comurg, segundo ele.  “Dedico esse programa especialmente aos servidores da Comurg, que antes mesmo do sol nascer, estão cuidando da cidade”. Major Araújo disse que vai restituir tudo que foi tirado, segundo ele, dos servidores da Comurg, todos os direitos que eles perderam.

A candidata do PSOL, Manu Jacob, promete recriar a Secretaria de Igualdade Racial, como forma de valorizar as propostas contra o racismo, e diz que “vai remover o Bandeirantes do Centro de Goiânia”.  

O tucano Tales Barreto reafirmou sua proposta de resolver alguns problemas do transporte coletivo fazendo com que o sistema seja gerido pelo poder público. E defendeu a sua proposta de colocar a tarifa dos ônibus a R$ 2,00. “Transporte público que funcione em qualquer lugar do mundo tem de ser do poder público, não das empresas”, diz Tales.

Samuel Almeida (PROS) destacou seus três mandatos de deputado estadual em Goiás e sua atuação como secretário do governo Iris. O candidato também falou que sua equipe técnica e sua experiência serão relevantes para uma gestão eficaz.

Alysson Lima (Solidariedade) defendeu e prometeu que não haverá aumento de impostos em Goiânia durante seu mandato e afirmou ter registrado essa proposta em cartório.

A Candidata Dr. Cristina (PL) falou em seu programa de uma Goiânia moderna e destacou propostas para a saúde do município. A candidata disse também, sem citar nomes, que a população precisa deixar de votar nos políticos de sempre.

A eleição será no próximo domingo (15/11), 5.570 cidades brasileiras escolherão seus prefeitos e vereadores.


Leia mais sobre: Destaque 2 / Política