21 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 16/10/2020 às 10:18

Vanderlan defende que Alcolumbre dê “amparo legal” a senador flagrado com dinheiro na cueca, diz jornal

Footo: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Footo: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O candidato à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD), defendeu que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) “tome providências e dê amparo legal” ao senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca. A informação é do Jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com a publicação, Vanderlan enviou um áudio no grupo de senadores pedindo, em conjunto com demais parlamentares, que Alcolumbre reverta o afastamento de Rodrigues, que se deu após decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não tem nada que desabone Chico Rodrigues. Espero que o Davi realmente tome providências e dê amparo legal ao nosso amigo e companheiro”, teria dito no áudio o senador goiano, conforme o Estadão.

Segundo a publicação, a maioria dos senadores ficou insatisfeita com a decisão de Barroso em afastar o parlamentar de Roraima. Muitos já teriam pedido a Alcolumbre que revertesse o afastamento, que foi considerado uma afronta institucional.

Em nota, o senador Vanderlan Cardoso afirmou que a decisão de Barroso, por ser monocrática, “fere a instituição e as garantias constitucionais”. O candidato a prefeito defende que o Conselho de Ética do Senado analise o caso.

Veja a nota na íntegra

A decisão monocrática do ministro do STF fere a instituição e as garantias constitucionais. Apenas uma decisão plenária, como prevê a nossa Constituição, pode afastar um parlamentar. Qualquer conduta irregular do senador Chico Rodrigues deve ser analisada pelo Conselho de Ética da Casa e, se comprovada dentro do processo legal, devidamente punida.


Leia mais sobre: / / Política