A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, participará da confraternização de Natal do Hospital Araújo Jorge. O evento será nesta segunda-feira, dia 12 dezembro, às 14 horas, no auditório da unidade de saúde. Na ocasião, ela fará a entrega de brinquedos a crianças em tratamento no hospital.
O evento é organizado pelo grupo de voluntários do Hospital Araújo Jorge e visa levar alegria para pacientes (adultos e crianças) e acompanhantes, e é voltado sobretudo para as pessoas carentes que se encontram em tratamento na unidade. Maria Amélia do Amaral, voluntária que coordena o evento, diz que a vontade de ajudar o próximo é que a motiva a realizar há mais de 30 anos a festa em prol dos pacientes.
Segundo ela, o evento é possível graças ao apoio dos voluntários do hospital e da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), da Assembleia Legislativa de Goiás, de empresários goianos, de pessoas físicas e também da OVG, parceira de muitos anos. Voluntários e parceiros contribuem para a festa com brindes, decoração e apresentações artísticas.
O humorista Juquinha, voluntário da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) há mais de 20 anos, participa do evento e anima a festa. As crianças, além de ganharem os brinquedos, se divertirão com brincadeiras, pinturas e apresentações culturais. Os pacientes adultos receberão kits de higiene, também provenientes de doações.
O Hospital Araújo Jorge é mantido pela ACCG. A unidade oferece tratamento para todos os tipos de câncer e atende por mês cerca de 32 mil pacientes de todas as idades – em média 85% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Setor de Oncologia Pediátrica, são atendidos mensalmente em torno de 600 crianças e adolescentes (0 a 18 anos) – 95% pelo SUS.
O hospital, que completa 61 anos em janeiro de 2017, é referência no Centro-Oeste e atende também pessoas de outras regiões brasileiras, notadamente Norte e Nordeste (Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia). A unidade conta ainda com o apoio de cerca de 300 voluntários, que se dividem em 30 frentes de trabalho.
Leia mais sobre: Cidades