Uma unidade do Programa Meninas de Luz, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), foi inaugurada pela presidente de honra da instituição, Valéria Perillo, nesta quinta-feira (14), na cidade de Pirenópolis. O diretor geral da Organização, Major Augusto, o prefeito, João do Léo, e a primeira-dama e secretaria de desenvolvimento social do município, Nair Cabral, participaram da solenidade, no Bairro Bonfim. O Programa de apoio a adolescentes grávidas de até 21 anos irá atender inicialmente 22 jovens pirenopolinas. Uma sala foi decorada especialmente para abrigar o Meninas de Luz, com uma mesa ornamentada como se fosse para um chá de fraldas, berço montado, desenhos nas paredes e uma cômoda com kit de higiene confeccionado com material reciclado – artesanato que será tema de oficina do programa.
Já consolidado na capital, o Meninas de Luz passa por processo de expansão no interior do Estado. Alto Paraíso, Orizona, Porangatu e Cavalcante já têm unidades do programa. Em todos os municípios onde está em funcionamento, a OVG realiza o treinamento prévio dos técnicos da prefeitura, além de acompanhar o trabalho e doar kits de enxovais para bebês. Cabe ao município fornecer o local onde ocorrerá o atendimento. No encontro com as adolescentes, a presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, falou sobre o carinho que tem pelo programa e a satisfação de ver sua ampliação pelo interior do Estado. “Não existe missão mais importante que cuidar da vida de um filho, especialmente no começo, fase tão bela, delicada e frágil. Idealizar um projeto com esse objetivo, implementá-lo e acompanhar seus bons resultados são ações que nos enchem de orgulho, agora multiplicada com a expansão desse trabalho no interior”, relatou.
A primeira-dama e secretaria de desenvolvimento social de Pirenópolis, Nair Cabral, já está com a equipe pronta para atuar no programa. “Nossa equipe de psicologia e assistência social realizou algumas palestras e tivemos um retorno muito positivo. Logo vamos montar um consultório médico ao lado para atender exclusivamente as jovens”, afirma. Também empolgado com a inauguração do Programa, o prefeito João do Léo agradeceu a parceria com a OVG e Governo do Estado. “A gestão compartilhada é uma forma de levar apoio a quem mais precisa”, garante.
Samira Ribeiro de Melo, de 14 anos, foi a primeira futura mamãe a chegar ao espaço para a inauguração. Grávida de 6 meses, a espera de Davi, junto com a mãe, Craudirene da Veiga, estava ansiosa para receber as orientações. “Quero muito aprender a como dar banho no meu filho e sobre todos os cuidados que devo ter quando ele nascer”, conta animada.
O programa Meninas de Luz visa assegurar às gestantes, de até 21 anos, direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social. Uma equipe multiprofissional trabalha temas relacionados à educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão. Após o nascimento, mãe e filho continuam recebendo apoio por um ano, incluindo a doação de medicamentos contraceptivos. Desenvolvido em Goiânia desde abril de 1999, o Meninas de Luz atende, na capital, anualmente, cerca de 800 adolescentes e jovens e chega ao número de cerca de 5 mil grávidas atendidas desde a sua criação.
Leia mais sobre: Cidades