A Secretaria de Indústria e Comércio de Goiânia realiza neste semana uma série de ações nas feiras da cidade. Segundo o secretário da pasta, Giovanny Bueno, acontecerá uma conversa com os feirantes do Mercado Aberto da Avenida Paranaíba nesta quarta-feira (14), às 17h30, para a retirada dos carrinhos que ficam ao longo da via, dificultando a circulação.
De acordo com Giovanny, também será controlada a montagem e desmontagem das feiras, para verificação de horários e queixas de trânsito.
O secretário ainda explicou que houve uma mudança no decreto das feiras para que o documento fosse modernizado. Agora, elas são divididas em provisórias – eventos específicos -, experimentais – feiras pets, de carros, etc – e especiais.
Feira da Madrugada
Sobre a regulamentação definitiva da Feira da Madrugada, Giovanny Bueno afirmou que existe um pré-cadastro dos feirantes que participam da Associação da Feira Especial da Rua 44. Essas pessoas devem ser visitadas para verificação da produção. Deve ser fiscalizado o caráter não industrial, como eles são produzidos e se os feirantes são goianienses. Depois disso e da apresentação de documentos e declarações necessários, eles devem receber o título da banca.
Ao todo, são 535 bancas disponíveis na Feirda da Madrugada. Segundo o secretário, a previsão é de que apenas 300 bancas sejam regulamentadas. O restante dever ser sorteado por meio da Associação, aos interessados, em um prazo de 90 dias.
Com a mudança do decreto, a exploração das feiras será feita através das associações. O município deve ceder o espaço da feira, mas as associações devem manter o lugar limpo, providenciar banheiros químicos, segurança interna e iluminação.
– “Dessa forma, estamos tirando das costas da Prefeitura uma responsabilidade que é particular“, disse Giovanny.
Leia mais sobre: Cidades