22 de dezembro de 2024
Cidades

Vacinação por drive-thru para idosos de 80 anos ou mais em Anápolis será na segunda-feira (15)

Vacinação contra a covid-19 em Anápolis. (Foto: Divulgação)
Vacinação contra a covid-19 em Anápolis. (Foto: Divulgação)

A nova etapa de vacinação de idosos com idade igual ou superior a 80 anos de idade que já se cadastraram no ZAP da Vacina para receber a primeira dose ocorre na próxima segunda-feira (15).

Além dos três pontos já tradicionais, no Viaduto da Brasil com a Goiás, no Parque da Jaiara e na Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), a prefeitura também abriu um drive-thru no feirão do bairro IAPC.

Em duas ações já realizadas neste sistema, o município vacinou cerca de 2,4 mil idosos. A expectativa da próxima ação é imunizar mais de 4 mil. O idoso deve levar documentos pessoais, cartão SUS e de vacina (se tiver) e a confirmação de finalização de cadastro.

Até o momento, mais de 2,7 mil idosos receberam a primeira dose da vacina em Anápolis. Outros 474 que residem em instituições de longa permanência já se vacinaram com as duas doses.

Entre os profissionais de saúde, mais de 5.600 também foram imunizados com a primeira dose da vacina. Na próxima semana continua a aplicação da segunda dose nos grupos que já receberam a primeira, por meio de estratégia a ser divulgada em breve.

Cadastro pelo Zap

Para fazer o cadastramento, a pessoa deve acessar o Zap da Vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h ao meio-dia. O atendente vai pedir os documentos pessoais para fazer o cadastro e finalizá-lo.

Os casos de pacientes acamados devem ser informados, pois, neste caso, a imunização será realizada em domicílio. Para dar mais celeridade, foi ampliado o número de atendentes. Outra medida que agiliza o atendimento é que a procura no Zap seja somente para pessoas do grupo prioritário de idosos com idade igual ou acima de 80 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda solicita aos cadastrados que receberam mensagem para vacinação em domicílio, mas possuem capacidade de locomoção ou não estão acamados, que procurem o drive-in para receber a dose de modo mais rápido.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque 2