23 de novembro de 2024
Destaque • atualizado em 18/01/2021 às 09:57

Vacinação em Goiás começará por Anápolis, garante Caiado: “gesto de retribuição”

Anápolis recebeu os brasileiros que estavam em Wuhan no começo da pandemia: "gesto de retribuição", afirmou Caiado
Anápolis recebeu os brasileiros que estavam em Wuhan no começo da pandemia: "gesto de retribuição", afirmou Caiado

O governador Ronaldo Caiado (DEM) garantiu que a imunização ao novo coronavírus começará nesta segunda-feira (18/01) e a cidade de Goiás será a primeira no Estado que irá aplicar a vacina. “Foi a cidade que recepcionou os brasileiros que estavam em Wuhan na China no momento em que aconteceu a contaminação pelo covid-19. Em retribuição ao gesto dos anapolinos que iniciaremos por lá e na capital em Goiânia.”

A fala de Caiado foi feita ainda em São Paulo quando foi buscar pessoalmente as vacinas na manhã desta segunda-feira (18/01). “A carga de Goiás é a primeira e já foi embarcada. Esse avião vai fazer Goiás, Piauí e Ceará. A carga de Goiás foi a primeira a ser embarcada e vai chegar na base aérea de Anápolis, para recepcionar e começar a vacinação às 17h da tarde”, pontuou.

Caiado destacou que a vacinação começaria na cidade por conta de um gesto de agradecimento. Anápolis recebeu os brasileiros que estavam na China, no início da pandemia, em fevereiro do ano passado. A operação por Anápolis já havia sido antecipada pelo prefeito da cidade, Roberto Naves (PP). Ele relatou por meio de uma rede social que havia falado por telefone com o governador Ronaldo Caiado e o democrata havia garantido o ínicio da vacinação na cidade anapolina.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 prevê, para os goianos, 7% do total de doses adquiridas nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS), mantendo a proporcionalidade em relação às outras unidades federativas. Nesta primeira etapa, o Estado vai receber 87.172 doses do imunizante. De acordo com o governo federal, elas devem ser divididas da seguinte forma: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (8.828); pessoas com deficiência institucionalizadas (475); população indígena vivendo em terras indígenas (320); e trabalhadores de saúde (77.549).

Ainda hoje, mais de 1 milhão de kits de seringas e agulhas serão entregues aos 246 municípios goianos. O material adquirido pelo Estado começou a ser encaminhado na sexta-feira (15/01). Segundo o titular da SES, Ismael Alexandrino, outras distribuições serão realizadas no decorrer da campanha de vacinação. 

O Governo de Goiás realizou a compra de mais 2,5 milhões de seringas e agulhas, que, somadas ao estoque de mais 1,3 milhão de kits, é suficiente para vacinar cerca da metade da população goiana. 


Leia mais sobre: Destaque