A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) registrou aumento de 82,4% nas doses de vacinas aplicadas entre janeiro e outubro, se comparado com o mesmo período de 2024. Foram aplicadas na capital 1.096.625 doses de imunizantes, contra 601.064 doses entre janeiro e outubro do ano passado.
“Não estamos falando apenas de números, mas de cuidado, de retomada da confiança na ciência e de vidas protegidas. É um dado que merece ser celebrado”, destacou Pellizzer. “A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a circulação de vírus e bactérias, controlar surtos e erradicar doenças”, ressalta o titular da SMS, Luiz Pellizzer.
Mais pontos e pessoas para vacinação em Goiânia fizeram a diferença
Entre as estratégias da pasta para ampliação do total de doses aplicadas está o aumento na abertura de pontos de vacinação disponibilizados à população, de 29 para 62, além da contratação de 98 novos profissionais de saúde para reforçar as escalas das unidades e da oferta de imunizantes em locais alternativos como shopping centers, centros de educação infantil e o zoológico.
“Ao se vacinar, você sustenta a proteção individual e, ao mesmo tempo, promove a imunidade coletiva, assegurando que até mesmo aqueles que não podem ser vacinados estejam mais protegidos”, diz Luiz Pellizzer. Segundo levantamento divulgado pela SMS, os imunizantes com maior procura pelos goianienses foram as vacinas contra Influenza, difteria e tétano e febre amarela.
“Apenas contra Influenza, foram mais de 484 mil doses aplicadas em Goiânia”, pontua o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flávio Toledo. “É um marco muito significativo de responsabilidade social e compromisso com a saúde coletiva”, aponta o superintendente.
Leia mais sobre: Maior adesão / Saúde pública / SMS / Vacinação / Cidades / Goiânia / Saúde

