23 de dezembro de 2024
Goiânia

Vacinação contra Influenza é suspensa por falta de doses em Goiânia

(Foto: Anna Lúcia Almeida)
(Foto: Anna Lúcia Almeida)

As doses da vacina contra Influenza acabaram nas unidades de saúde municipais da capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, a previsão do Ministério da Saúde é de que uma nova remessa de vacinas seja entregue até o próximo dia 30 de abril, data da realização do dia “D” de mobilização nacional. Ontem (18), as últimas 2.650 doses foram distribuídas para algumas unidades de saúde.

De acordo com a SMS, em apenas quatro dias da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Goiânia, 95% das 175 mil doses recebidos foram aplicadas, resultando na imunização de 52% do total dos grupos de risco.

“Ao considerar o número de casos suspeitos e confirmados por Influenza na Capital, a aplicação das doses recebidas beneficiou de imediato cerca de 175 mil pessoas dos grupos de risco, o que representa 52% do total”, explicou a superintendente de vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim. A meta é vacinas ao menos 80% (266 mil) das pessoas dos grupos de risco, até o fim da campanha, prevista para 20 de maio.

A SMS informou que diante da notificação de casos da doença em Goiânia, a administração municipal em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação da entrega das doses. Ao liberar 45% das doses previstas para o município, a pasta do Governo Federal permitiu o início da campanha para a última terça-feira, 12 de abril. Na grande maioria dos municípios brasileiros, a aplicação da vacina só será iniciada a partir de 30 de abril com o dia “D”.

Grupos de risco 

grupos de risco


Leia mais sobre: Goiânia