15 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:59

Vacinação contra H1N1 em Goiânia e Aparecida será retomada na próxima segunda, 2

(Foto: Anna Lúcia Almeida)
(Foto: Anna Lúcia Almeida)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia irá retomar a vacinação contra a gripe H1N1 no município na próxima segunda-feira (2). A Campanha Nacional havia sido antecipada e foi iniciada no dia 11 de abril. No entanto, as 51 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde à época já acabaram.

A Campanha Nacional em todo o Brasil deveria ser iniciada no próximo sábado (30), mas alguns estados e municípios decidiram antecipar a vacinação para proteger a população antes que começasse o inverno.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, não será realizado o Dia D no município. No Dia D nós realizados cerca de 50% da nossa meta, todo ano. Este ano, nós antecipamos essa vacinação. Então, já temos uma cobertura de 60% no nosso município. Daí a estratégia de não retomar essa vacinação no Dia D porque nós só recebemos apenas 17 mil doses, o que seria insuficiente para a realização do Dia D”, explicou.

Segundo a coordenadora, 17 mil doses chegaram em Aparecida nesta terça-feira (27). A previsão é de que até o final da semana cheguem mais seis mil doses e o restante até o dia 9 de maio, para então imunizar todas as pessoas consideradas de risco, como crianças, gestantes, idosos, população carcerária, profissionais da saúde e pessoas com doença crônica.

Casos em Aparecida

De acordo com o coordenador médico da SMS, Francisco Porto, até o momento foram notificados sete casos de H1N1 no município, 12 ainda estão sob investigação, e não houve nenhum óbito registrado.

“Aparecida é preparada para atender o cidadão e cidadã que chega à unidade, desde a classificação de risco até o atendimento médico para o diagnóstico etiológico e a terapêutica de pacientes com possível suspeita de Influenza A H1N1”, afirmou.

Além disso, o coordenador pediu que a população não encarasse a doença com terror, porque não há epidemia em Aparecida. “Não há motivo de histeria, porque a condição epidemiológica de Aparecida é de que circunscrito ao nosso município nós temos uma condição endêmica do vírus da Influenza A”, disse Francisco Porto.

Goiânia

À exemplo de Aparecida, a Prefeitura de Goiânia divulgou nota na tarde desta quarta-feira (27) informando que também não será realizado o Dia D na capital e que a vacinação será retomada na próxima segunda-feira (2). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), inicialmente o Ministério da Saúde disponibilizou 57 mil doses, que corresponde 17% do público alvo.

Ainda segundo a SMS, entre os dias 12 e 18 de abril foram imunizadas 175 mil pessoas. Cerca de 28 mil doses deverão chegar à Goiânia até a próxima semana, para dar continuidade à Campanha Nacional de Vacinação. De acordo com a administração municipal, o objetivo é imunizar 80% da população considerada de risco, equivalente a 266 mil pessoas. 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários