20 de dezembro de 2024
Cidades

Vacinação contra Febre Aftosa termina no dia 30

Termina no próximo dia 30, a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Goiás. Nessa etapa devem ser vacinados mais de 10 milhões de bovídeos, de um rebanho estimado de 22 milhões de cabeças. A Declaração de Vacinação deve ser encaminhada para a Agrodefesa até o 5º dia útil após o fim da campanha, o que pode ser feito online, no site da Agência, ou mediante formulário impresso.

O pecuarista que não imunizar seus animais terá que fazer a vacinação assistida por fiscais da Agrodefesa, além de ser autuado em R$ 7.00 por animal, ou R$ 14,00 em caso de reincidência, além de ter sua propriedade interditada.

Na primeira parte da campanha, realizada no mês de maio, Goiás conquistou, o maior índice de vacinação de todas as etapas realizadas até hoje. Durante o período da vacinação, 99,82% do rebanho goiano de bovinos e bubalinos foi vacinado.

A vacinação contra a Febre Aftosa é realizada em duas etapas, uma em maio e outra no mês e novembro. O estado é zona livre da doença com vacinação. O rebanho do país é de cerca de 215 milhões de cabeças: 213,8 milhões de bovinos e 1,1 milhão de bubalinos.

febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus.Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda do apetite, seguidos de aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente por feridas nos cascos ou nos úberes. O animal baba muito, contaminando todo o ambiente e tem grande dificuldade para se alimentar e para se locomover, em razão das feridas nos cascos. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicados.


Leia mais sobre: Cidades