23 de dezembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 20/03/2021 às 22:07

Vacinação contra Covid-19 deve ampliar faixa etária para até 65 anos, no interior do Estado

Foto: André Saddi
Foto: André Saddi

Com a chegada de 129,1 mil novas doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (20), o Estado de Goiás pode ampliar a faixa etária do grupo prioritário para a imunização a até 65 anos de idade, no interior do Estado.

Na capital, o lote deve beneficiar idosos de 70 anos, podendo chegar até aos 68 anos, segundo o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino. “Quanto mais pessoas desta idade vacinadas, diminui a possibilidade de agravamento dos casos”, disse.

Governador Ronaldo Caiado informa compromisso assumido pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de repasse semanal às unidades federativas a partir de agora. “Podemos usar 100% das doses, porque eles garantem o envio do próximo lote”, disse. Ele destaca benefícios do avanço da vacinação de grupos prioritários: maior capacidade de resistir à doença e diminuição de casos graves

Com o compromisso assumido pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de repasse semanal às unidades federativas a partir da próxima semana, o governador Ronaldo Caiado anunciou que a quantidade desta remessa possibilitará o avanço da imunização no Estado.

“Com essa autorização [do governo federal] para que possamos usar 100% das doses, porque eles garantem o envio do próximo lote no decorrer da semana e, consequentemente, a segunda aplicação, nós recebemos a remessa com maior volume para o D1 [dia 1 da vacinação]”, explicou.

O governador listou, ainda, as vantagens de vacinar mais pessoas ao mesmo tempo, principalmente os grupos vulneráveis. “Isso faz com que, nos próximos dias, essas pessoas já comecem a produzir imunidade e também tenham uma capacidade melhor de resistir caso venham a se contaminar”, ponderou.

O lote recebido neste sábado é referente à nona remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), ao Estado de Goiás. Das 129,1 mil vacinas, 115,6 mil doses são da CoronaVac, fabricadas pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e 13,5 mil do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Com isso, Goiás acumula o número de 847.780 doses de vacinas recebidas contra a Covid-19. São 715,2 mil da CoronaVac e 132,5 mil da AstraZeneca, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Ainda conforme levantamento realizado pela pasta, já foram aplicados referente à primeira dose, 324.481 imunizantes em todo o Estado. Em relação à segunda dose, 103.742 pessoas já receberam a aplicação.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque / Destaque 2 / Goiás - Estado