22 de dezembro de 2024
IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra a dengue tem início para crianças de 10 e 11 anos em Goiânia

Paciente não tiver contraído Covid-19 nos últimos dias ou dengue nos últimos 6 meses
Segundo o prefeito Rogério Cruz, faixa etária registrou maior número de casos. (Foto: Maria Paula/Diário de Goiás)
Segundo o prefeito Rogério Cruz, faixa etária registrou maior número de casos. (Foto: Maria Paula/Diário de Goiás)

A vacinação contra a dengue em Goiás foi iniciada nesta quinta-feira (15) e, em Goiânia, a inauguração da campanha aconteceu no Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV), no Setor Pedro Ludovico. A faixa etária, inicialmente prevista de 10 a 14 anos, está restrita a 10 e 11 anos que, segundo o prefeito Rogério Cruz, são as idades com maior número de casos.

“Foi verificado pelo Ministério da Saúde que o número de casos que aconteceram entre as crianças de 10 e 11 anos, então por isso que essa imunização hoje se inicia para essas crianças. É importante que os pais tragam suas crianças para a vacinação. Temos mais de 70 postos espalhados por toda Goiânia”, diz.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda e registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quantidade suficiente para atender todas as crianças do grupo inicial com a primeira dose. Vale ressaltar que, para receber a vacinação contra a dengue o paciente não pode ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias ou dengue nos últimos 6 meses, não pode estar gestante e nem amamentando, e não pode ter recebido vacinas virais – tríplice viral, febre amarela e varicela – nos últimos 30 dias.

O prefeito ainda afirmou que o apoio da população é importante para eliminar os criadouros do mosquito. “A gestão municipal atua em muitas frentes para fortalecer esse trabalho, prova disso são as armadilhas implantadas em pontos estratégicos para inativar a reprodução do Aedes Aegypti e o mutirão de limpeza que vamos realizar na próxima semana em mais de 40 bairros da região Norte”, afirma.


Leia mais sobre: / / / / Cidades