A vacinação contra a covid-19 começou nesta terça-feira (19) em Goiânia com a imunização de 49 idosos residentes no Lar São Vicente de Paula. Além deles, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que estão sendo vacinados trabalhadores da linha de frente de combate ao coronavírus da Maternidade Célia Câmara.
O titular da SMS, Durval Pedroso, estima que 970 profissionais da saúde da unidade serão imunizados nesta primeira etapa. Ele destaca ainda que as cerca de 30 mil doses da capital serão aplicadas em, no máximo, cerca de 20 dias. “No máximo em até três semanas, é possível vacinar até 30 mil pessoas. Mas podemos terminar antes”, disse ao Diário de Goiás.
Pedroso lembrou que neste estágio da campanha não há postos fixos de vacinação. “As vacinas vão até as pessoas. Ninguém está se deslocando para receber vacinas”, reforçou.
O secretário rebateu informações de que idosos acima de 80 anos poderiam ser vacinados neste momento. Segundo ele, a primeira remessa permite apenas que moradores de lares de longa permanência e profissionais de saúde se imunizem. Posteriormente, a SMS vai atender os mais velhos. “A programação é que, com a chegada de novas doses, se iniciariam as pessoas com idade mais avançada, com mais risco de óbito”, frisa.
Pedroso convoca também quem tem direito a se vacinar neste momento a participar da campanha de imunização, garantindo que a CoronaVac é confiável.
“A partir do momento da validação pela Anvisa e os órgãos reguladores, podemos afirmar com toda segurança que existe segurança do uso da vacina. O risco de não estar vacinado é muito maior”, concluiu.
Leia mais sobre: vacina coronavírus / Vacinacao Covid 19 / Destaque / Goiânia