A nova vacina contra a dengue, da empresa Takeda Pharma Ltda, chegará ao Brasil na próxima semana. O imunizante estará disponível apenas para laboratórios particulares e poderá custar de R$ 350 a R$ 500, dependendo do estado.
A vacina, composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março. Conforme a agência, uma dose confere ampla proteção contra a doença.
Com efeito, de acordo com a Anvisa, a vacina é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos. Batizado de Qdenga, o imunizante é o primeiro aprovado no Brasil para um público mais amplo, já que a vacina aprovada anteriormente, a Dengvaxia, só pode ser utilizada por quem já teve dengue.
A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) afirmou que os laboratórios devem usar parâmetros específicos para precificação da vacina. “As clínicas devem utilizar esse parâmetro na composição da sua precificação final, que também inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação”, destacou a ABCVAC.
O esquema vacinal da Qdenga será de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. De acordo com estudos, a eficácia do imunizante foi de 66,2%, para pessoas que nunca tiveram dengue. Já para indivíduos que foram infectados pelo vírus, o índice foi de 76,1%.
Com informações da Agência Brasil