A Unidade de Pronto Atendimento da Região Noroeste de Goiânia deverá começar a funcionar no 2° semestre. A previsão é que em até 60 dias as obras físicas sejam concluídas. Logo em seguida 30 dias para instalação dos equipamentos e para que trabalhadores comecem a atuar no local. A unidade substituirá o Cais do Jardim Curitiba, que funciona ao lado da UPA.
{youtube}7iQofkMNrcc{/youtube}
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) fez vistoria nas obras da UPA Noroeste nesta segunda-feira (1). O gestor avalia o perfil da unidade que está sendo construída.
“O que a diferencia do Cais que está aqui ao lado. Esse equipamento vai ter um centro cirúrgico, portanto procedimentos de pequeno porte poderão ser realizados aqui mesmo, os usuários não precisarão ser transferidos para grandes hospitais. Teremos também unidades sem intensivas com 29 leitos. Será um grande avanço para a região noroeste”, afirma o prefeito.
Substituição
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, a UPA da região noroeste substituirá o CAIS do Jardim Curitiba. Segundo ele, a unidade deverá atender serviços mais básicos.
“A gente percebeu que uma grande obra para fazer a reforma do CAIS seria inviável, inclusive não atenderia as novas normativas da vigilância sanitária. Nós fizemos este planejamento em várias regiões da cidade, para fazer a substituição destas unidades. O CAIS do Curitiba deve se tornar numa unidade de menor complexidade, inclusive ambulatorial”, explica.
Segundo Fernando Machado, a secretaria tem a previsão para fazer a substituição de unidades que funcionam em imóveis locados.
A Secretaria Municipal de Saúde prevê ainda a construção de mais quatro UPA’s nas regiões Sudoeste, Norte, Oeste e Leste e, ainda, a ampliação e adaptação para transformar em UPA os Cais Guanabara, Novo Mundo, Chácara do Governador, Jardim América e Novo Horizonte.
O valor da obra física da UPA da região Noroeste é de aproximadamente R$ 3,6 milhões. Os gastos com equipamentos estão estimados em cerca de R$ 1,2 milhões. A UPA Noroeste terá 20 leitos e capacidade de atendimento de até 450 pacientes por dia. A unidade vai contar ainda com o apoio de Raio-X, Laboratório e serviço de Odontologia.
Leia mais sobre: Cidades