22 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:49

UPA do setor Brasicon passará por reforma

(Foto: Rackel Vieira - Diário de Goiás)
(Foto: Rackel Vieira - Diário de Goiás)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia informou na manhã desta terça-feira (14), que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do setor Brasicon passará por reformas nos próximos dias. A data oficial do início da obra será definida a partir da inauguração da UPA do setor Parque Flamboyant – prevista para o final de março – e da entrega das Unidades Básicas de Saúde dos setores Santo André, Rosa dos Ventos e Chácara São Pedro (unidades próximas a UPA).

Segundo a SMS, as quatro unidades estão prontas e estão sendo equipadas para dar suporte à população no período de reforma da UPA Brasicon. Os aparecidenses também vão poder contar com as unidades de urgência e emergência já existentes no município que são a UPA Buriti Sereno, Cais Nova Era e Cais Colina Azul.

Para Margarida Lopes de 59 anos de idade, que não possui plano de saúde e depende da unidade para receber atendimentos médicos, a reforma é necessária. “Quando se trata de reformas, de melhorias isso é ótimo para toda comunidade, isso é bom. Pena que fica um período de tempo sem ter o funcionamento dele. Esse UPA é muito importante, não só para mim mas para os nossos vizinhos e toda minha família”, destacou.

Já a Silvania Galdiane de Souza, 29 anos, também usuária da unidade, se preocupa com o prazo de conclusão das obras. “Eu costumo vir bastante aqui, porque tenho três crianças. Parar para a reforma é ruim porque a unidade mais próxima da minha casa é só essa. Se aqui paralisar vou ter que procurar agendamento pelo teleconsulta o que demora muito”, disse a moradora do setor Rosa dos Ventos, um dos bairros que a unidade atende.

De acordo com o secretário da SMS, Edgar Tollini, a reforma durará cerca de 60 a 120 dias e não poderá ser feita em etapas para não oferecer risco à saúde dos pacientes. “Imagine uma criança com insuficiência respiratória recebendo atendimento em um ambiente com poeira e tinta. Isso pode prejudicar o quadro clínico do paciente”, exemplificou o secretário.

A reforma está orçada em aproximadamente R$ 253 mil. Durante a obra, uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ficará disponível na UPA Brasicon para informar e atender a população, que por algum motivo não tenha tomado conhecimento da reforma, em casos de urgência e emergência.

Unidade de Pronto Atendimento – setor Brasicon

A UPA do setor Brasicon foi inaugurada em maio de 2012, ou seja, completará cinco anos de funcionamento este ano e por isso a necessidade de um a reforma. Atualmente a unidade atende uma média de 300 pacientes por dia. Diferentemente do que foi divulgado por fontes não oficiais, a reforma não será somente na parte externa da unidade. Segundo o departamento de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a reforma será nas áreas interna e externa da unidade, contemplando, dentre outros, a parte hidrossanitária, parte elétrica, as instalações dos aparelhos de ar condicionado, cobertura da unidade, revestimento do piso e infiltrações crônicas no teto e nas paredes.

 

Leia mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia