22 de novembro de 2024
Saúde

Unidades Básicas de Saúde de Senador Canedo terão horário estendido

O novo horário de atendimento será das 7h às 19h, com ampliação do acesso à consultas em períodos de funcionamento mais flexíveis
O programa já está em funcionamento na UBS São Sebastião. Foto: Xande Manso
O programa já está em funcionamento na UBS São Sebastião. Foto: Xande Manso

Com consultas e atendimentos de saúde em horários mais flexíveis para a população, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, lança o Programa Saúde na Hora, em Senador Canedo. O novo programa viabiliza o custeio de ampliação de horários de atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com o objetivo de estender o funcionamento das unidades para horários noturnos e de almoço, as equipes de família passarão a realizar o atendimento das 7h às 19h. A primeira UBS de Senador Canedo a receber o novo programa é a São Sebastião, que conta com três equipes de saúde e grande fluxo de pacientes.

Com a finalidade de também diminuir o fluxo nas unidades de Pronto Atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde também colocará em prática o Plano de Contingência para as emergências. A superintendente de atenção primária, Mariley Gomes, afirma que as equipes se preparam para realizar os serviços. “Nós estamos preparados para prestar o auxílio que a população merece. Vamos continuar trabalhando com: curativos, vacinação, consultas médicas,  coleta de preventivo, entre outros, assim a população terá mais acesso aos serviços de saúde”, relata a superintendente.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) se mostram contentes com os novos horários estendidos. “Eu sou mãe solteira, tenho dois filhos, tenho que trabalhar para pôr comida na mesa, trabalho de segunda a segunda fazendo faxina, eu não tenho tempo para levar meus filhos para vacinar e fazer as coisas que precisam. Agora, com essa extensão, pelo menos eu vou conseguir atualizar o cartão de vacina dos meus filhos depois das 17h”, afirma Renata Martins, usuária do SUS.

Para ter acesso ao atendimento médico nas unidades de saúde o cidadão precisa ter em mãos os documentos pessoais de identificação e o cartão SUS.


Leia mais sobre: / Senador Canedo