05 de janeiro de 2025
Política

União de Marconi e Vanderlan abre novo tempo na política goiana

Adversários na disputa pelo governo do Estado em 2010 e 2014, Marconi Perillo (PSDB) e Vanderlan (PSB) agora caminham juntos pela prefeitura de Goiânia. A união será definitivamente selada com a entrada de Marconi na campanha do empresário. O movimento começa esta semana e um evento previsto para o dia 14, na Pecuária, vai ter a presença dos dois.

Tanto do lado do PSDB como do PSB a aproximação do governador com o ex-prefeito de Senador Canedo é avaliada como o início de um novo tempo na política e que simboliza a maturidade das articulações e projetos. Vanderlan mantém sua autonomia e a liderança da candidatura, mas ganha o reforço de peso de Marconi, reconhecido nacionalmente por nunca ter perdido uma eleição.

Os palacianos avaliam que, acima de qualquer rivalidade política, está em jogo o desenvolvimento de Goiânia, que nos últimos anos enfrentou crises financeira e administrativa. Do lado de Vanderlan, a chegada de Marconi anima e traz até mesmo um componente emocional: o governador nunca perdeu eleição para Iris. 

Foram três enfrentamentos contra o peemedebista e três vitórias.

Marconi vem afirmando que o jeito tradicional de fazer política está ultrapassado, a população não suporta mais e é preciso mudar radicalmente. Nesse sentido, o governador chegou a propor aliança com Iris Rezende e disse que o apoio do PSDB à candidatura irista só dependeria do PMDB. O partido de Iris não aceitou.

O governador vê a parceria com Vanderlan como uma chance de trazer para Goiânia obras e benefícios históricos. Marconi hoje é afinado com o governo do presidente Michel Temer (PMDB), tem bom trânsito com todos os ministros e com Vanderlan na prefeitura firmaria uma tríade em prol da Capital: governo federal, governo estadual e prefeitura falando a mesma língua e trabalhando juntos.

Aliados de Marconi lembram que o governador sempre quis estabelecer essa parceria com o prefeito Paulo Garcia, mas a interferência de Iris Rezende atrapalhou. Tanto que o próprio prefeito, depois de romper com Iris, assumiu que o cacique peemedebista atrapalha sua relação com Marconi. Governador e prefeito petista estão hoje mais próximos e o tucano esteve no Ministério das Cidades recentemente para garantir recursos para o BRT de Goiânia, que é a principal obra de Paulo Garcia. 


Leia mais sobre: Política