19 de novembro de 2024
Política

Um dia de terror para os tucanos em Goiás

Para quem vivia tempos de considerável calmaria nos últimos meses, os tucanos de Goiás viveram um dia de terror nesta terça-feira. Em um espaço de algumas poucas horas, três ações de forte impacto atormentaram grandes lideranças do partido, em esferas diferentes do poder no PSDB.

De uma vez só os tucanos foram bombardeados por uma liminar que afasta o atual Secretário de Saúde do Estado de Goiás, Antônio Faleiros Filho; por uma ação judicial contra o ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz; e por duras críticas da Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional à Política de Segurança Pública do Estado. E com os temas saúde e segurança tão lembrados nas eleições municipais, será difícil que as ações não tenham impacto nas campanhas dos próprios tucanos ou de seus aliados no Estado.
O mais espinhoso dos problemas é a liminar concedida pela juíza Suelenita Soares Correia, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, que determina o afastamento do secretário da Saúde. Segundo a magistrada, Faleiros estaria desrespeitando, de forma recorrente, a Lei 8.666/93 ao adquirir várias vezes medicamentos sem licitação.
A denúncia, encaminhada pelo Ministério Público de Goiás à Justiça, afirma que a Secretaria de Saúde ignorou atas de registros de preços obtidos em pregões realizados pelo governo anterior. Desta forma o governo estadual deixou de cumprir a obrigação de comprar suprimentos necessários às atividades das unidades estaduais de saúde e isto teria provocado o caos na saúde pública de Goiás.


Leia mais sobre: Política