A cada três testes para diagnóstico da covid-19 em Aparecida de Goiânia na última semana, um deu positivo. O índice de um terço de contaminação foi de 31,49%, inédito no histórico da cidade.
Além disso, segundo o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, houve aumento na procura por testes.
“Isso indica que mais pessoas estão com sintomas e com suspeita de contaminação pelo Sars-Cov-2. Na primeira semana de fevereiro, Aparecida realizou 4.365 testes RT-PCR. Nos últimos sete dias, já foram realizados 7.284. Um aumento de mais de 60% que por si só já nos preocupa”, detalha.
Ele também citou que o avanço da taxa de testes positivos é contínuo. “Quando partimos para a análise do índice de positividade, também observamos um aumento. Na primeira semana do mês, 22% dos testes realizados apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Nos últimos sete dias, o índice ficou em 31%, chegando a 36% na última segunda-feira.”
A taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública, hoje em 79%, também começa a preocupar.
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus estabeleceu regras na semana passada para conter o contágio. Mais medidas restritivas podem ser tomadas caso haja aumento na taxa de ocupação dos leitos por três dias consecutivos.
Até o momento, as regras do Comitê apontam que caso aumente o índice de transmissão – atualmente está em 1,2 – e a taxa de ocupação de leitos fique acima de 70% por três dias consecutivos, o órgão pode decretar medidas mais restritivas para conter o avanço.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Coronavírus em Aparecida / Aparecida de Goiânia / Destaque 2