Um avião de pequeno porte caiu no mar de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, no início da tarde deste sábado (27). De acordo com a Agência Brasil, com informações do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 12h34 para atender a ocorrência.
A queda aconteceu na altura do posto 3 da orla. Equipes do Corpo de Bombeiros realizam buscas no local do acidente. Segundo a corporação, os trabalhos envolvem motos aquáticas, embarcações infláveis, equipe de mergulho e apoio aéreo. Até o momento, não há confirmação sobre o número de vítimas.
O sábado de sol forte levou grande número de banhistas à praia de Copacabana. Em dias de orla cheia, é comum a circulação de ultraleves na região, geralmente utilizados para a exibição de faixas publicitárias. O posto 3 fica próximo ao Copacabana Palace e à área onde está montado o palco principal para o Réveillon.
Aeronave
A aeronave envolvida no acidente tem matrícula PT-AGB. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trata-se de um Cessna modelo 170A, com capacidade para apenas uma pessoa.
O monomotor é operado e pertence à empresa Visual Propaganda Aérea – Eireli. Ainda conforme a Anac, a situação de aeronavegabilidade era considerada normal, ou seja, a aeronave estava apta a voar.
Investigação
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), informou à Agência Brasil que vai investigar as causas da queda. A apuração ficará a cargo do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III).
Em nota, a FAB explicou que, na ação inicial, investigadores aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de evidências e verificação dos danos causados à aeronave. O órgão informou ainda que o prazo de conclusão da investigação dependerá da complexidade da ocorrência e da identificação dos fatores contribuintes para o acidente.
Leia mais sobre: Brasil

