Os proprietários de terrenos urbanos sem construções em Goiânia têm até esta segunda-feira (20) para pagar o Imposto Territorial Urbano (ITU) de 2020. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), informou que o tributo pode ser parcelado em 12 vezes. Se pago à vista, o contribuinte tem 10% de desconto.
A estimativa da Sefin aponta que cerca de 123 mil terrenos na capital devem pagar a taxa, e os boletos não são encaminhados aos proprietários. É necessário que o contribuinte acesso o site da Prefeitura e emita a guia ou retire-as nas unidades Atende Fácil.
O Paço espera arrecadar R$ 40 milhões, à vista, com a cobrança do ITU. Ao todo, o débito total dos contribuintes, conforme a Sefin, seria de cerca de R$ 190 milhões.
Se o imposto não for quitado ou a parcela inicial não for paga até esta segunda, o proprietário do terreno é considerado inadimplente e receberá multa de 2%, com acréscimo de 0,33% por dia, além de juros de 1% rateado pela quantiddade de dias em situação de inadimplência. Se o atraso superar 90 dias, será feito protesto de dívida em cartório, com negativação do nome dos devedores.
A guia do pagamento do ITU pode ser feita nos seguintes locais: Paço Municipal – Park Lozandes, Cidade Jardim, Antiga Estação Ferroviária – Setor Central, Mangalô – Setor Morada do Sol, Vapt Vupt Campinas, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO) – Setor Sul (atendimento de contabilistas).