19 de dezembro de 2024
Educação e Política • atualizado em 14/10/2024 às 16:34

UFG promove 2º Fórum de Ciência Política e Relações Internacionais; saiba como se inscrever

O evento gratuito acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro, com o objetivo de debater pesquisas que abordam os desafios políticos contemporâneos
O evento de relações internacionais e ciência política acontece entre os dias 26 e 28 de novembro. Foto: Divulgação/UFG
O evento de relações internacionais e ciência política acontece entre os dias 26 e 28 de novembro. Foto: Divulgação/UFG

Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024 a Universidade Federal de Goiás (UFG) promove o 2º Fórum de Ciência Política e Relações Internacionais. O objetivo é difundir pesquisas interdisciplinares que abordem os desafios políticos contemporâneos nos cenários global e local. O evento é gratuito.

O Fórum é organizado por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da UFG, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais (FCS), com apoio de docentes e pós-doutorandas do Programa. Para se inscrever, basta acessar o link, clicando aqui.

O evento está estruturado em nove grupos de trabalho (GTs): gênero, raça e etnia; migrações; abordagens sobre o desenvolvimento; estudos em segurança internacional; poder e emergência de novos atores; políticas públicas e política externa; movimentos sociais e participação política; instituições políticas e partidos políticos; e teoria política. O edital completo, com todos os detalhes para quem tiver interesse em submeter um trabalho acadêmico a ser apresentado em algum dos GTs, está disponível aqui.

Intercâmbio de saberes

Uma das organizadoras, a estudante Bruna Pithan explica que haverá “palestras com professores e professoras da UFG, assim como convidados e convidadas ilustres de outros locais do país”. De acordo com ela, o evento também contará com “lançamentos de livros, uma feirinha cultural e mesas de conversa com pessoas importantes de diversos cenários para a ciência política e relações internacionais”.

A professora Marina Bolfarine Caixeta destaca a importância de fortalecer a relação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. “O que a universidade é capaz de entregar para a sociedade está condicionado à sua capacidade de inovar quanto à abordagem dos temas e problemas, e de trazer as experiências e inquietações subjetivas das pessoas interessadas para dentro da pesquisa científica. Por isso, temos investido muito na formação de pesquisadores éticos e comprometidos com a solução dos problemas informados por sua realidade social.”

“O estímulo à entrada de pesquisadores engajados com uma ciência útil, bem como ao pensamento crítico, capaz de pensar de outra forma esses temas e problemas, tem sido uma prioridade do Programa. E o lugar que o Fórum ocupa neste debate é aquele de trazer mais pessoas interessadas para a academia e de promover maior interação entre pesquisadores no próprio campus da UFG”, complementa.

Submissão de trabalhos

Bruna pontua que o “trabalho submetido ao evento será lido e comentado por docentes e demais participantes dos GTs, dando a oportunidade de maior desenvolvimento acadêmico”. Vale destacar, ainda, que “todos os resumos dos GTs serão publicados nos anais do evento, o que agrega ao currículo de participantes”. Por fim, “além da experiência, da oportunidade de aprendizado e de conexão com outras pessoas da academia, o fórum conta como horas complementares, o que é muito importante para qualquer graduando(a) ou pós-graduando (a)”.

Doutorado à vista

Marina lembra que a UFG, além do mestrado, já está autorizada a abrir o curso de doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais. A expectativa é que o processo seletivo aconteça em 2025, juntamente com a próxima seleção para mestrado. Nesse contexto, a professora considera o Fórum “um espaço privilegiado de reflexões e intercâmbios científicos sobre os cenários, fenômenos, processos políticos, brasileiros e internacionais”.

Segundo ela, o evento “é uma iniciativa que apoia e estimula a qualificação das pesquisas realizadas, pois contribui para uma cultura acadêmico-institucional em nossa universidade de publicização das pesquisas em andamento, abrindo-se para o diálogo com demais pesquisadores; estreita relações com pesquisadores especializados em determinados temas com o intuito de abrir novas agendas de pesquisa; e colabora para compreender qual é a vocação deste PPG em Ciência Política e Relações Internacionais situado no estado de Goiás e na cidade de Goiânia, em meio aos demais existentes no Brasil e na região Centro-Oeste”.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Política