05 de dezembro de 2025
Tecnologia

UEG passa a integrar rede global de Wi-Fi acadêmica; entenda como funciona o Eduroam

Sistema garante que estudantes, professores e pesquisadores tenham acesso a uma rede Wi-Fi segura e de alcance global
Eduroam está presente em mais de 3.800 pontos de acesso distribuídos em universidades, aeroportos, estádios, restaurantes e diversos outros locais públicos. (Foto: UEG).
Eduroam está presente em mais de 3.800 pontos de acesso distribuídos em universidades, aeroportos, estádios, restaurantes e diversos outros locais públicos. (Foto: UEG).

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) agora faz parte do Eduroam (education roaming), serviço de conectividade acadêmica presente em mais de 100 países. Disponibilizado no Brasil pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o sistema garante que estudantes, professores e pesquisadores tenham acesso a uma rede Wi-Fi segura e de alcance global.

Com a adesão, a comunidade acadêmica da UEG poderá utilizar a internet de forma prática não apenas dentro dos câmpus e unidades universitárias, mas também em qualquer instituição de ensino e pesquisa ou espaço público que faça parte do Eduroam. Atualmente, são mais de 3.800 pontos de acesso espalhados por universidades, aeroportos, estádios, restaurantes e outros locais públicos.

Como funciona o acesso?

O processo é simples. Para se conectar, basta selecionar a rede eduroam, inserir o e-mail institucional (@ueg.br) e a senha já utilizada no portal ADMS. Depois disso, o login é validado automaticamente em qualquer lugar que ofereça o serviço, sem necessidade de novas configurações em cada rede visitada.

Mais segurança para usuários

Além da praticidade, o Eduroam se destaca pela proteção extra aos usuários. A autenticação é realizada diretamente pela instituição de origem, garantindo que dados pessoais sejam preservados. Isso significa que alunos e professores da UEG poderão navegar de forma confiável em redes de outras universidades, ao mesmo tempo em que visitantes de fora também terão acesso seguro durante passagens pela instituição goiana.

Mobilidade e colaboração acadêmica

Para o gerente de Inovação Tecnológica da UEG, Diogo Ramos, a novidade representa um avanço importante. “Com o Eduroam, membros da comunidade universitária podem se conectar à internet em diversas instituições de ensino e pesquisa afiliadas ao redor do mundo, utilizando suas próprias credenciais. Isso representa um avanço significativo na integração e colaboração acadêmica, colocando a UEG em sintonia com as práticas das grandes universidades globais”, afirma.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado