A Universidade Estadual de Goiás (UEG) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (12/11) que neste momento não retomará as atividades presenciais na instituição e reiterou que isso deve acontecer apenas em 2021. “As aulas seguirão de forma remota, pelo menos até o dia 10 de dezembro, quando serão concluídas as atividades na universidade em 2020, conforme calendário apresentado e aprovado pelo Conselho Superior Universitário (CsU).”
O comunicado atenta que no momento, a instituição não tem condições estruturais para retorno imediato às aulas, haja vista as exigências e os métodos sanitários exigidos pelo Comitê de Operações Emergenciais do Estado. Existe uma empresa de limpeza contratada de forma emergencial mas que cuida apenas da manutenção das instalações físicas.
A UEG também cita que a contratação de insumos e equipamentos de proteção de forma mais ampla a prevenção à Covid-19 está sendo realizado, mas o processo ainda não foi finalizado. “Os insumos disponíveis são suficientes apenas para o possível funcionamento de aulas práticas e atividades de laboratório.”
Como o ano letivo encerrará em menos de um mês, a Universidade não vê motivos da “possibilidade de mobilização geral para que as aulas presenciais retornem ainda este ano.”
Além disso, também está em curso a contratação de insumos e equipamentos de proteção de forma mais ampla relacionados com a prevenção à Covid-19, mas esse processo ainda não foi finalizado e não há tempo suficiente para sua efetivação.