O União Brasil (UB) começa a exibir na quarta-feira (10) inserções nacionais de TV com o governador Ronaldo Caiado, pré-candidato ao Palácio do Planalto. O mote vai ser “mão firme contra a bandidagem”, seguindo a lógica de se apoiar nos resultados positivos da sua gestão na área de Segurança Pública, assunto sensível junto ao eleitorado nacional.
Caiado continua em busca de se viabilizar como nome da direita, especialmente agora, com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os comerciais foram produzidos pelo publicitário Paulo Vasconcellos, que foi marqueteiro de Cláudio Castro (PL) no Rio de Janeiro em 2022. Como mostrou o Diário de Goiás, Vasconcelos está animado e disse que ele próprio pediu para trabalhar com Caiado, e não o contrário. “Gosto da plataforma e da forma como ele resolve problemas. O Brasil precisa de experiência, coragem e resultados”, declarou.
A data de exibição das primeiras pílulas coincide com a primeira semana de reuniões do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que anunciou pré-candidatura à presidência da República no final de semana, mas que já fala em negociar essa posição. O lançamento deixou a direita confusa, já que o senador não é o nome da família com maior destaque nas pesquisas, e sim a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Nesta segunda-feira (8), o parlamentar prevê encontros com lideranças do Republicanos, PP e do próprio União Brasil, segundo divulgou a CNN Brasil.
A CNN destacou também que, apesar do espaço na TV, a candidatura de Caiado não é consenso dentro do partido. “Tanto que o governador pode deixar a sigla em 2026”, como tem sido amplamente divulgado. A comprovação seria o número de inserções cedidas pelo UB ao governador goiano, que seriam “apenas 10 das 40 inserções que [o partido] tem direito para Caiado, e só depois de intensa negociação nos bastidores”.
Enquanto isso, em Goiás, na equipe do governador, a expectativa é de que, até março, quando Caiado definirá sua permanência ou saída do UB, o cenário esteja mais claro. Enquanto preparava essas primeiras aparições amplas do governador goiano, o entendimento de Vasconcelos era de que o desafio de fermentar o conhecimento nacional a respeito de Caiado passa, necessariamente, por investimentos na internet.
“Há duas potências: mídia de massa: rádio e TV, que não são obrigadas a abrir espaço para pré-candidatos, e internet impulsionada, que é a porta de entrada na cabeça do eleitor. A pesquisa Atlas, de outubro, mostrou Caiado com 15%, e a internet influencia fortemente esse resultado”, detalhou ele em novembro.
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